Saúde e Educação se unem sobre a importância de se vacinar crianças contra Covid 19

Assessoria de Comunicação

Uma parceria entre a Educação e Saúde da Prefeitura de Andradina incentiva a imunização contra a covid-19 em crianças para alcançar a maior cobertura vacinal para esse público e garantir segurança nas escolas municipais que já retornaram às aulas presenciais. O recado foi dado pela secretária de Educação, estela Goda e pela coordenadora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Carla Back, que gravaram um vídeo direcionado aos pais e responsáveis sobre a importância da vacinação.

A união dos setores defende a importância de vacinar crianças de 5 a 11 anos contra Covid-19, já que o o procedimento foi rigorosamente analisado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que autorizou a aplicação dos imunizantes em crianças dessa faixa etária e que a vacinação infantil já foi iniciada em outros países, sendo ferramenta fundamental no controle da pandemia.

“Apesar de várias notícias falsas o que nós vemos na realidade é que nossas crianças respondem muito bem a vacinação. Aqui em Andradina já vacinamos 40% de nossas crianças e até o momento não tivemos nenhuma reação adversa contra a vacina. Queremos nossas crianças seguras dentro e fora das escolas”, disse Carla Back.

O estudo leva em conta que, em proporções de agravamento e óbitos inferiores aos visualizados em adultos, as crianças também adoecem por covid-19, são veículos de transmissão do vírus e podem desenvolver formas graves e até evoluírem para o óbito. “Eventos adversos pós vacinação têm se mostrado raros e em Andradina ainda não foi registrado nenhuma ocorrência”, disse Carla Back.

Carla afirma que a vacinação de crianças vai reduzir formas graves e óbitos pela covid-19 nessa faixa etária, além colaborar potencialmente na redução das transmissões. “Vacinar as crianças é mais uma importante estratégia para o retorno e manutenção segura das atividades escolares presenciais. Vacinando seus filhos, os pais podem garantir a continuidade do ensino presencial em Andradina”, afirmou Estela Goda, que afirma que a vacinação será fundamental para a garantia de saúde e segurança de todos os que convivem nas escolas, bem como para a proteção de pais, avós e responsáveis.

Vacinação em Andradina

A vacinação de crianças em Andradina acontecem na na UBS Norte (Stela Maris) e na UBS Leste (Santa Cecília) das 13:00 às 16 horas.
No próximo dia 18 (sexta-feira) a vacinação na UAS Norte será das 8:00 da manhã até às 19 horas ininterruptamente. O horário especial é para facilitar a vida dos pais ou responsáveis que encontram dificuldades para levar seus filhos até os postos de vacinação, dado ao compromisso escolar dos filhos e horários de trabalho dos responsáveis.

A UBS Norte fica na rua Amazonas 456 . Para a vacinação os pais devem levar o CPF da criança e a carteira de vacinação.

No Mundo

A vacinação de menores de 12 anos já teve início em diversos países do mundo, como nos Estados Unidos, onde 5 milhões de crianças na faixa etária já foram imunizadas com a vacina da Pfizer, a mesma autorizada pela Anvisa há cerca de duas semanas. União Europeia, China, Chile, Bolívia e Cuba também já iniciaram a imunização de crianças menores de 12 anos.

“Diante da transmissão e avanço atual da variante Ômicron, existe uma preocupação aumentada com seu maior poder de transmissão, especialmente, nos indivíduos não vacinados. Isso torna as crianças abaixo de 12 anos um grande alvo dessa e possivelmente outras variantes de preocupação”, reforça conforme estudo da Fiocruz.