Saúde anuncia mobilização para vacinação contra a gripe H1N1 no final de semana

“Pacientes também poderão aproveitar a oportunidade para realizar o teste rápido de glicemia”

Assessoria de Comunicação

A secretária de Saúde do município de Castilho, Márcia Zoteli, informou no início da manhã desta quarta-feira, dia 19, que os profissionais de Saúde do Centro Integrado de Saúde (CIS) e das UBSs, realizarão uma grande mobilização para aumentar o alcance da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe Influenza (H1N1).

A ação acontecerá neste sábado, dia 22 de maio, das 08 às 12h, na própria Sala de Vacinas do CIS. O público-alvo nesta etapa da campanha são os idosos, profissionais da saúde e professores, além das crianças de 06 meses a 06 anos incompletos. Para vacinar, é importante ter em mãos a Carteirinha de Vacinação, Cartão do SUS e comprovante de vacinação contra Covid-19 (se for o caso).

Importante destacar que a vacinação regular para este mesmo público-alvo sofreu alteração de horários a partir desta terça-feira, dia 18 de maio, passando a ser realizada das 08 às 12hrs para idosos, profissionais da saúde e professores; e das 08 até as 16hr, na sala de vacinas do Centro Integrado de Saúde, para as crianças de 06 meses a 06 anos incompletos.

De acordo com Márcia, a ampliação dos horários e nova oportunidade de vacinação no sábado, visa agilizar o ritmo das imunizações e alcançar pelo menos 90% da meta de vacinação para cada etapa da campanha.

AÇÕES SIMULTÂNEAS

Quem for ao CIS para receber a vacina contra a gripe, também poderá realizar gratuitamente o teste-rápido de glicemia, que é feito através da máquina de medição rápida de glicose e dá o resultado na hora. Para realizar este exame, o paciente não precisa estar em jejum e ele pode ser feito em qualquer horário. Os pacientes também poderão aproveitar este dia de mobilização especial no CIS para retirar medicamentos que tenham sido receitados por seus médicos, já que a Farmácia Municipal também estará aberta.

Nos próximos dias, a Secretaria de Saúde também deve realizar outras mobilizações semelhantes, inclusive com a oferta dos testes rápidos de glicemia em todas as UBSs e algum ponto estratégico da cidade que ainda será definido após reunião das equipes de trabalho.