“vereador quer local apropriado para a prática esportiva, popularmente conhecida como grau”
José Carlos Bossolan
O vereador Alexandre Lourenço Borges – Sam Borges, apresentou indicação para que o município de Castilho reconheça a modalidade esportiva “wheeling” (dar grau, empinar) em motocicletas e destine local apropriado para a modalidade. Segundo o parlamentar, consiste na modalidade “wheeling” na realização de
manobras e acrobacias de solo sobre duas rodas, nas quais força e equilíbrio são exigidos ao máximo dos praticantes, conforme homologado pela CBN (Confederação Brasileira de Motociclismo).
Conforme a propositura, a modalidade esportiva reconhecida pela lei, somente poderá ser praticada no município de Castilho em espaço apropriado, público ou
privado, designado pela prefeitura e observada a legislação municipal vigente sobre o tema, como o Plano Diretor e o Código de Posturas Municipal, assim como no local poderão ser realizadas atividades, treinos, eventos, competições e demais encontros com o intuito de difundir a cultura e incentivar a prática segura das manobras realizadas em motocicletas.
“Através do reconhecimento do “wheeling” como um esporte legítimo, que também é conhecido popularmente como “grau”, o município se prepara para separar um local adequado e instituir regras necessárias para a prática do referido esporte, com as limitações de segurança necessárias. É preciso ressaltar que o presente Projeto de Lei não autoriza a prática do wheeling nas vias públicas, cuja prática continua sendo crime nos termos do cádigo de trânsito” – justificou o vereador, Sam Borges.
Pelo projeto, a Prefeitura deverá destinar um espaço alfastado de qualidade e com medidas suficientes para a prática das manobras dos motociclistas e segurança de espectadores. Para que os adeptos da modalidade possam usar o espaço, a propositura prevê que será necessário o uso dos equipamentos obrigatórios de segurança, a motocicleta estar comprovadamente em dia com o Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotores (IPVA) e o motociclista deve possuir CNH (Carteira Nacional de Habilitação), permissão para dirigir ou autorização para conduzir ciclomotor.