Reuniões discutem cobertura e estragégias para o atendimento às famílias que recebem benefícios sociais em Ilha Solteira

“Reuniões discutem cobertura e estratégias para o atendimento às famílias que recebem benefícios sociais em Ilha Solteira”

Departamento de Comunicação

Foram realizadas, na primeira semana de agosto e na última segunda-feira (7), reuniões com as equipes das áreas da Saúde e da Educação do município para tratar de assuntos relativos às mudanças no novo Bolsa Família, sobre o descumprimento de condicionalidades, que podem suspender o recebimento do benefício, além de reflexões sobre novas estratégias para alcançar todas as famílias do município.

As reuniões foram coordenadas pela gestora do CadÚnico e do Programa Bolsa Família e entrevistadores sociais, com objetivo de preparar as equipes em discussões e debates em torno de ações e estratégias para manter o controle, atingindo cobertura satisfatória dos benefícios que as famílias ilhenses, cadastradas no CadÚnico, recebem do governo Federal.

‘Acompanhar os beneficiários e registrar as condicionalidades, principalmente em relação à assistência social, saúde, educação, São fundamentais para garantir o acesso das famílias as ações preventivas e de direitos”, informou representante da equipe do CadÚnico. Para o mapeamento de beneficiários realizado pelo município, foram acompanhados 1.052 beneficiários pelas equipes de saúde, que correspondem a 91,9% da cobertura.

Na área da Educação, o município acompanhou 702 beneficiários, entre 4 e 18 anos incompletos, correspondendo a 98% da cobertura. Os resultados alcançados são muitos bons, próximos à meta de 100% de cobertura, objetivo dos gestores municipais envolvidos nessa temática. O município tem como referência os dados do mês de maio de 2023, que apontaram sua eficiência ao revelar o índice de 90,2%. Comparado ao índice nacional, de 78,6%, mostra que o munícipio está cumprindo suas metas com louvor, em relação à cobertura das famílias do CadÚnico e do Programa Bolsa Família.

Importante: caso a família tenha seu benefício interrompido devido ao descumprimento de alguma condicionalidade, seu responsável deve procurar, no CRAS-equipe técnica, a equipe do CadÚnico, ou a gestão do CadÚnico/ Programa Bolsa Família. Mais informações: CRAS – Alameda Continental, 175. Telefone (18) 3742 2039 ou 3742 3629 / Secretaria de Assistência Social – telefone (18) 3742 3555 ou 3742 4371, falar com o Gestor do CadÚnico e Programa Bolsa Família.