Secom CONAFER
As ações sociais da CONAFER vêm fazendo a diferença na vida de muitas famílias carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade. Os cães de rua também têm sido atendidos com a distribuição de ração e muito afeto pelas equipes da Diretoria de Ação Social e Inclusão. A responsabilidade social é parcela importante na gestão de qualquer entidade séria e sensível aos problemas socioeconômicos que afligem a população desprotegida, e que muitas vezes está à margem das políticas sociais. Uma atividade que marcou muito a semana anterior a de 5 a 9 de fevereiro, foi o estímulo ao autocuidado de mulheres da Ocupação 905, na Asa Norte, no último dia 2. Tomar um banho, hidratar e escovar os cabelos, fazer as unhas, ganhar uma roupa nova e um presente para cuidar do corpo é um resgate da dignidade para quem muitas vezes já perdeu a esperança. Ver o brilho nos olhos e o sorriso destas mulheres emociona a todos. Acompanhe na matéria como ocorreram as últimas ações sociais da CONAFER. Saiba mais em conafer.org.br
Na Ocupação 905, mulheres tomaram banho, fizeram o cabelo (hidratação e escova), arrumaram as unhas, ganharam uma linda blusa e um lindo kit de perfume e hidratante corporal, além de se alimentaram e receberam um dia de atenção que há muito tempo não viam. O autocuidado é fundamental no universo feminino. Proporcionar este momento é uma forma de dizer para estas pessoas que elas não estão sozinhas.
No dia 5 de fevereiro, foi a vez da ação Despensa Cheia, quando são beneficiadas famílias com as compras do mês. Próximo da BR 040, sentido Fercal, em Sobradinho-DF, 3 famílias foram atendidas com arroz feijão, açúcar, óleo, sal, tempero, macarrão, molho, leite, sardinha, manteiga, pães, iogurte, creme de leite, massa de bolo, leite condensado, achocolatado, carne, verduras, farinha, ovos, biscoitos e material de higiene.
Na terça-feira, dia 6, foram entregues 100 marmitas às pessoas em situação de rua no Distrito Federal e entorno. A CONAFER, como entidade ativa do segmento que alimenta o país, deposita em cada alimento, um gesto de solidariedade, pois não levamos só um prato de comida, entregamos afeto. Além do alimento do corpo, levamos esperança para alimentar a alma. Esta empatia com o próximo é fundamental neste trabalho de ação social permanente. As equipes de colaboradores da CONAFER conversam com a população em situação de rua, ouvem suas histórias, deixam palavras de incentivo, reconhecem suas lutas e as valorizam, porque cada um é importante para a sociedade.
Na quarta, dia 7, crianças do Morro da Cruz, em São Sebastião-DF, foram agraciadas com cortes de cabelo. A autoestima das 10 crianças atendidas ficou visível pela satisfação delas sendo atendidas por um profissional. Todas aguardavam o atendimento com alegria nos olhos. A cada corte, lá ia uma criança dividir sua felicidade com os amigos e a família.
Ontem, dia 8, como sempre acontece nas quintas-feiras, foi a entrega de ração para cachorros que estão vivendo nas ruas da Estrutural e Setor Comercial. Estes animais merecem muito a nossa atenção. Ícaro Cedraz, da equipe da Diretoria de Ação e Inclusão, define muito bem o sentimento deste ato: “assim como nós, eles sentem frio, fome, medo e quando chegamos com um pouco de carinho e amor em forma de comida eles já se sentem felizes”.
Os projetos, programas e serviços diários levados pela Confederação aos seus associados, não a impedem de realizar ações sociais pelo fim da fome e diminuição da miséria em nosso país. Ainda estamos muito longe deste objetivo, mas a cada dia damos um passo nesta direção.Compartilhe via: