Rede Temática da Unesp promove reflexão e discussão sobre desafios produção científica em Segurança Alimentar e Nutricional no Estado de SP

Evento será realizado no Campus da Unesp de Bauru nos dias 26 e 27

Erick Facioli

Professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação participam nos dias 26 e 27 de outubro, em Bauru, do 2º Seminário da Rede Temática de Segurança Alimentar da Unesp. A atividade é patrocinada pela Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura (PROEC) e visa promover uma ampla reflexão e discussão sobre os desafios produção científica em Segurança Alimentar e Nutricional no Estado de São Paulo.

Os objetivos da Rede Temática de Ensino, Pesquisa e Extensão em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) são fomentar a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UNESP em âmbitos regional, nacional e internacional, contribuindo com a interlocução da Universidade com a sociedade. Atualmente, a Unesp conta com 14 Redes Temáticas.

O INTERSSAN (Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) é o responsável por articular as ações da rede temática de SSAN, promovendo e ampliando o acesso às tecnologias sociais, o desenvolvimento e a divulgação dos processos de gestão de políticas públicas.

Também trabalha para oferecer formação para o aprimoramento das atividades humanas no curso do sistema alimentar e para a promoção de práticas alimentares que proporcionem saúde e bem-estar e a transformação dos sistemas alimentares para a realização do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

“Serão dois dias de imersão para construção e finalização da construção do mapa de síntese do conhecimento em SAN no Estado de São Paulo. Os eixos de discussão vão ajudar a identificar o que se produz de ciência voltada para a segurança alimentar, quais são as lacunas, os avanços e o que a UNESP está produzindo. Resumindo: é uma reflexão sobre a produção científica no Estado de São Paulo na área de Segurança alimentar e nutricional”, explica a coordenadora geral da Rede e também coordenadora do INTERSSAN, Maria Rita Marques de Oliveira.

A programação prevê atividades no dia 26, das 14h às 21h, e no dia 27, das 8h às 12h30. No primeiro dia, acontecem as discussões em grupos temáticos: Produção de alimentos, Consumo, Nutrição e Governança. Também será apresentada a metodologia de trabalho e dos dados existentes. No segundo dia, serão realizados o ensaio dos grupos e o plano de trabalho dos anos 2023/2024.

A inscrição está aberta para os professores e alunos da UNESP integrantes da Rede e convidados em https://eventos.ibb.unesp.br/redetematicasegurancaalimentar/ . Presencialmente, as atividades serão realizadas na sala 14 do prédio da Biblioteca da Unesp. Para os membros da Rede que não estiverem presencialmente, a reunião será transmitida também on line através do link:  http://meet.google.com/qaa-smxv-nop