Programa Saúde na Escola usa teatro de fantoches para ensinar crianças a combater a dengue

Assessoria de Comunicação

Enquanto a dengue volta a preocupar todo o país, em Castilho as equipes de Saúde apostam na conscientização ensinando uma galerinha especialista em dar bons “puxões de orelha” nos adultos: as crianças. Investindo firme na orientação para evitar os criadouros do Aedes aegypti, o PSE – Programa Saúde na Escola tem percorrido a rede municipal de ensino usando recursos lúdicos e pedagógicos para ensinar os pequenos.

“E o trabalho começa desde o berço, com os pequeninos das nossas creches municipais”, explica a enfermeira Ires Fernanda, que coordena este trabalho na UBS Laranjeiras. Nesta segunda-feira (08), eles estiveram na CEI “Criança Feliz” para falar sobre a dengue e conquistaram a atenção da garotada através da arte.

“Apresentamos um teatrinho de fantoches, utilizando estas personagens lúdicas e muita música para abordar este tema de forma criativa”, informou Ires. E a estratégia deu certo! O trabalho foi realizado e mobilizou toda a equipe de saúde, com a participação ativa dos Agentes Comunitários de Saúde Najara, Alexandra, Aline, Sue Ellen, Idegmar e Roberto, que incorporaram as personagens e deram ritmo à apresentação.

Segundo Ires, a escola Rosemira será a próxima visitada pelo grupo. Eles se apresentam às crianças nesta quinta-feira (11), tanto no período da manhã quanto à tarde.