Professor Luzimar propõe prioridade no atendimento de saúde a pacientes com câncer

“propositura está em tramitação na Câmara”

José Carlos Bossolan

O vereador Luzimar Rodrigues da Silva – professor Luzimar, apresentou Projeto de Lei que proporciona atendimento prioritário a pacientes com câncer. Segundo a propositura, pacientes em tratamento com quimioterapia e radioterapia, terão prioridade na realização de consultas e exames na rede pública e privada de saúde de Andradina.

Segundo o Projeto de Lei que está tramitando no legislativo andradinense, no caso dos estabelecimentos privados, como clínicas e local atendidos por planos de saúde, as consultas ou exames deverão ser realizados em até 72h, após encaminhamento médico. “0 diagnóstico precoce do câncer é de grande importância, porque aumenta as chances de cura. A detecção tardia da doença, além de tornar mais complicado o tratamento, ainda pode inviabilizar a cura e, por consequência, levar os pacientes à morte. Quando o câncer é descoberto cedo, o paciente geralmente é tratado em um curto período por uma única modalidade de tratamento e com propósito curativo. Pensando nas modalidades terapêuticas tradicionais, a cirurgia geralmente é minimamente invasiva. Se a opção for por radioterapia, geralmente a área tratada pode ser bem limitada, preservando-se os tecidos saudáveis, diminuindo os efeitos colaterais e oferecendo melhor qualidade de vida para o paciente” – justificou o vereador.

Segundo o professor Luzimar, a doença avançada, mesmo que ainda não disseminada (metástase), resulta na necessidade de uma abordagem mais invasiva, combinando-se duas ou três modalidades de tratamento, com maior risco de complicações e custo. “E por mais que hoje tenhamos recursos melhores que no passado, como algumas drogas especialmente desenhadas para determinado perfil de tumor, o resultado ainda é considerado insatisfatório. Por isso, é fundamental que o tratamento seja realizado com agilidade. Por essa razão, apresento este Projeto de Lei, pedindo o apoio dos nobres Pares para sua aprovação” – finaliza o vereado, Luzimarr.