Procon-SP completa 48 anos à frente da defesa do consumidor

“6 de maio também é o Dia da Defesa do Consumidor no estado; órgão de defesa marca a data com evento para funcionários e Procons municipais”

Assessoria de Comunicação

Na segunda-feira (6), o Procon-SP completou 48 anos, data em que também se comemora o Dia da Defesa do Consumidor no estado de São Paulo. O órgão teve início em maio de 1976 com o Sistema Estadual de Proteção do Consumidor e de lá para cá teve realizações importantes na Defesa do Consumidor, participando até mesmo na construção do texto da Constituição de 1988.

Atualmente o Procon é o órgão de defesa do consumidor e está ligado à Secretaria Estadual de Justiça. Tem como principal objetivo resolver problemas no relacionamento entre empresas e clientes, sempre de maneira amigável. Quando a reclamação é feita, o Procon notifica a empresa e pede os devidos esclarecimentos.

Não ocorrendo o acordo, o órgão orienta o consumidor a entrar com processo judicial no Juizado Especial de Pequenas Causas. O Procon de Andradina, tem a frente seu coordenador, dr. Jorge Mansur e seus demais funcionários que prestam um serviço de excelência entre a relação de consumidor e fornecedor. Só neste ano gerou uma média de atendimento pessoal de 35 pessoas dia em média, 560 – CIP – Carta de Investigação Preliminar, carta está que é o momento em que o consumidor exterioriza a sua reclamação em desfavor do fornecedor, ou seja, prestador serviço.

Também foi feito mais de mil AP – Atendimento Preliminar, esses atendimento são feito por ligações telefônicas nos canais diretos com os fornecedores ao qual possuímos, sua resolução chega a 75%. “Andradina se tornou referência quando se fala em Procon atendemos todas as cidades da Comarca e ainda outras pessoas de outras cidades onde há Procon mais preferem serem atendidas aqui, justificando a agilidade que tratamos os casos”, explicou Jorge Mansour.