Prefeitura mente em seu site sobre casos de dengue no município de Andradina

“site oficial foi usado para propagação de notícia falsa”

José Carlos Bossolan

Enquanto a Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo aponta que Andradina possui 406 casos conformados de dengue no município, o mesmo órgão no âmbito municipal apresenta apenas 180 casos confirmados pela infecção do vírus. Em matéria publicada pelo O Foco na quinta-feira (16), o município apresentava o aumento de dengue na gestão do prefeito Mário Celso Lopes entre 2021 a 2023.

“Andradina tem 406 casos de dengue, segundo órgão estadual; Prefeitura fala em 123”

Segundo a CVE estadual, no ano anterior a posse de Mário Celso Lopes frente ao executivo municipal, ainda na gestão de Tamiko Inoue, Andradina registrou 1.134 de dengue em 2020. Já no primeiro ano de Mário Celso na Prefeitura de Andradina (2021), foram 2.249 pessoas confirmadas com dengue durante o ano, ou seja, quase 50% de aumento nos casos positivados. Já no ano passado, outras 1.960 pessoas contraíram dengue em Andradina.

Procurada por nossa reportagem, a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual da Saúde desmentiu os dados apresentados pela Prefeitura de Andradina – “A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que os dados divulgados no site do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado estão corretos. Os casos de Dengue são notificados pelo próprio município no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde, e, até o dia 10 de março, foram confirmados 406 casos de dengue no município de Andradina, entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano”.

“Reprodução de vídeo do prefeito anunciando viagem a América do Norte”

Na segunda-feira (13/03), Mário Celso Lopes postou vídeo onde aparece no Disney’s Animal Kingdom, na Flórida (EUA), cuidando de seus interesses particulares – “estamos aqui no Animal Kingdom. Segunda-feira, treze de março. Olha o público chegando, é uma coisa incrível a imensidão de pessoas que se aproximam aqui para entrar no Animal Kingdom. Ali na retaguarda, estamos vendo ali o público chegando. Incrível a quantidade de pessoas numa segunda-feira. É isso, buscando inspirações para o parque safari Mama África. Vamos em frente” – diz o prefeito que deveria estar despachando na Prefeitura de Andradina.

Na quinta-feira (16/03), o site da Prefeitura foi usado para disseminar informação falsa sobre os casos de dengue no município. Com o título “Fake News: Número de casos de Dengue é 4 vezes menor do que o divulgado”, foram propagadas informações mentirosas. Na matéria da Prefeitura, dizia que -“Segundo a matéria, haveriam mais de 400 casos confirmados de Dengue em Andradina em 2023, quando na verdade só existiram 123 casos, Andradina entre janeiro e fevereiro.

A matéria também divulgou a informação falsa de que a Prefeitura de Andradina vem divulgando os números de casos semanalmente em seu site, quando na verdade existe um boletim da dengue publicado entre o primeiro dia de mandato de Mário Celso Lopes e a manhã desta sexta-feira, 24.

“Além de divulgar os números a prefeitura ainda mantém campanhas institucionais contra a Dengue, realiza um mutirão itinerante para destruição de criadouros, com limpeza de quintais e ainda realiza uma campanha de mobilização contra a destruição de criadouros. Agentes de vetores também atuam diretamente nas residências orientando e aplicando medidas contra a proliferação do mosquito”, diz a matéria da Prefeitura, se referindo ao conteúdo publicado pelo O Foco.

“primeiro Boletim da dengue postado na gestão Mário Celso foi em 16 de março deste ano”

Tentando desmentir os fatos verídicos apresentados por nossa reportagem, a administração municipal, afirmou que semanalmente é publicado Boletim Epidemiológico dos casos de dengue em Andradina. Mentira! De acordo com levantamento feito por nossa reportagem na manhã desta sexta-feira, no próprio site da Prefeitura de Andradina, entre primeiro de janeiro de 2021 a presente data, foram divulgados 72 Boletins Epidemiológicos, porém 72 são relacionados a Covid-19 e apenas 1 sobre a situação de casos de dengue, publicado justamente na quinta-feira da semana passada, conforme dados do município.

Nesta quinta-feira (23/03), foi publicado no Diário Oficial do município, a Portaria 12.195/23, criando o Comitê Intersetorial de Ações para Prevenção e Controle das Arborviroses – Comitê de Aboviroses, no âmbito do Município de Andradina, assinada pelo secretário de Governo, Ernesto Júnior.

De acordo com a portaria, “Caberá  ao Comitê de Arboviroses, considerando o Plano Municipal Anual de Contingência das Arboviroses e as recomendações da área técnica  responsável pelo monitoramento das Arboviroses, fornecer meios para que as ações de  prevenção e controle das arboviroses sejam viabilizadas”.

Procurado por nossa reportagem sobre os motivos que levaram a criar o comitê municipal, o secretário Ernestinho que este comitê sempre existiu e é necessária a renovação do mesmo para manter o envio de verba para ações municipais contra a dengue. Também nesta quinta-feira, a secretária municipal da Saúde, Maristela Marinho, expediu a Portaria 02/23, designando 12 servidores para executar ações da Vigilância Sanitária.

Como a Secretaria Estadual apontou que os dados divulgados pela Vigilância Epidemiológica do estado são alimentados pela própria administração municipal, apresentando 406 casos conformados de dengue, enquanto o órgão municipal aponta 180 casos confirmados, nossa reportagem questionou a Secretaria da Saúde, de quantos casos de dengue, zika e chicungunya foram registrados entre 1 de janeiro e esta sexta-feira em Andradina, assim como o motivo da criação do comitê de combate e vírus, além dos motivos do órgão estadual divulgar números maiores que da esfera municipal.

Nossa reportagem também questionou quais são as ações efetivas que estão sendo executadas para combater o Aedes Aegypti no município de Andradina. A Secretaria Municipal da Saúde se manifestou através da secretária Maristela Marinho, onde os casos confirmados continuam conflitantes com o divulgado pelo estado, com informações do próprio município.

O Boletim Epidemiológico 02/23, apresenta 180 casos confirmados de dengue entre janeiro até esta sexta-feira (24/03). O primeiro boletim foi divulgado na quinta e nesta sexta o segundo, diferentemente da mentira publicada pela Prefeitura de Andradina que tal serviço estava implementado semanalmente no site oficial do órgão.

Abaixo segue a integra da manifestação da Secretaria Municipal da Saúde de Andradina, Maristela Marinho que assumiu a pasta em novembro do ano passado.

Ilmo Senhor José Carlos,
Em resposta ao seu e-mail informamos que que segue:

Quanto aos casos de dengue  foram registrados em Andradina de 01/01/2023 até  a presente data  dia 24/03/23  um total de 180  casos confirmados sendo destes 1 caso grave e 1 óbito. Tivemos até o momento 1064 casos notificados como suspeito sendo que 357 foram descartados e 524 estão com exames em análise. Segue em anexo o ultimo boletim epidemiológico publicado. Quanto a Zika e Chicungunya, Andradina não tem casos positivos até o momento. Em relação ao questionamento do Comitê, ele não foi criado no momento atual, foi apenas renovado em 2023 através de portaria designando novos membros. O comitê é intersetorial. Andradina já conta com um Plano elaborado pelo Comitê para enfrentamento das arboviroses. Sobre a designação de servidores para atuarem no setor de Vigilância
Sanitária, estamos atendendo a necessidade das ações de rotina e a designação ocorreu conforme concurso público. O questionamento sobre  o motivo pelo qual os dados entre a Vigilância Estadual divergirem dos dados municipais devem ser direcionados ao órgão Estadual, que não está sobre nossa competência. As ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti são intersetoriais e estão descritas no nosso plano de ação. Foi elaborado pelos representantes do Comitê, envolvendo diversas áreas técnicas. As ações são desenvolvidas por diversos setores sendo que a saúde desenvolve ações de rotina durante o ano e também ações pontuais.

Dentre elas podemos citar:
Ações educativas em diversos espaços,
Visitas domiciliares realizadas pelas Equipes de Atenção Básica e Equipe de endemias
Realização de bloqueio em casos positivos com aplicação de inseticida,
Ações de monitoramento dos casos,  com realização de mapeamento e identificação de área de risco
Além disto o município desenvolve ações de controle ambiental e limpeza pública.
Reforço que o combate ao mosquito Aedes Aegypti é de responsabilidade de “todos”.
Estamos à disposição para maiores esclarecimentos.
att

Maristela Rodrigues Marinho
Secretária Municipal De Saúde