Departamento de Comunicação
A Prefeitura Municipal de Ilha Solteira, através do Departamento de Água e Esgoto (DAE), começou a fazer um trabalho de investigação com o intuito de identificar ligações clandestinas de água pluvial na rede de esgoto. A identificação é realizada através de um fumacê não toxico, aplicado na rede de esgoto, através dos poços de visitas (PV) localizados na rua.
Ao ser injetada, a fumaça percorre o caminho inverso ao do esgoto, apontando onde há ligação direta da rede pluvial (água das chuvas) ao esgoto cloacal (sistema constituído por tubos, caixas, fossas, e etc. destinados a conduzir o esgoto proveniente de banheiros e cozinhas). ‘O objetivo é verificar se a fumaça sai nos sistemas de drenagem pluvial das residências, como ralos que coletam água das chuvas, da limpeza de piscinas e também redes internas localizadas em quintais e jardins. Se confirmada a existência de ligações clandestinas, o proprietário ou usuário do imóvel será notificado e será dado um prazo para que seja feita a regularização’, disse o diretor do Departamento de Água e Esgoto (DAE), Valdeci Ferreira.
As tubulações das cidades são dimensionadas para receber somente os resíduos domésticos. Com o direcionamento indevido da água da chuva para o esgoto, as redes coletoras ficam sobrecarregadas. Quando isso acontece, é grande o risco de rompimento das tubulações, ocasionando mau cheiro, o retorno do esgoto para as residências e até o rompimento em vias públicas.
Além dos prejuízos ao sistema sanitário, as ligações clandestinas também afetam o meio ambiente, pois quando o esgoto é destinado à rede pluvial, é lançado diretamente nos mananciais, sem passar pelas estações de tratamento.