Departamento de Comunicação
A Prefeitura de Ilha Solteira, por meio da Secretaria de Saúde, através dos serviços de Atenção Básica, alerta para os cuidados com a “Obesidade Grave”, que é uma preocupação muito grande na área da Saúde, pois se trata de uma doença importante que dispende de um cuidado complexo, longitudinal e apoio de diversas áreas atuantes na Atenção Básica e Serviço de Complexidade.
A obesidade traz para o indivíduo comorbidades físicas e mentais, que levam a uma necessidade complexa de mudança no comportamento e estilo de vida. Muitas vezes estes cuidados não são atingidos pelo indivíduo, por apresentarem suas individualidades na mudança de comportamento e interação com o ambiente, sendo estes necessário para qualquer intervenção no cuidado da obesidade.
Baseado nas propostas do “Cuidado à Obesidade Grave” a Atenção Básica Municipal dispõe de um olhar multiprofissional com fluxo no atendimento coletivo semanal. Este cuidado já acontece há mais de 4 meses, é proposta de estudo de acompanhamento em saúde mental com excelentes resultados dos participantes na qualidade de vida e emagrecimento para diminuição do risco metabólico.
O que é obesidade grave?
Acima de 25 kg/m2 o indivíduo está com sobrepeso, de 30 kg/m2 ele é considerado obeso e a partir de 40 Kg/m2 ele alcança a obesidade grau III ou mórbida, diretamente relacionada ao aumento da mortalidade e a ocorrência de diversas doenças associadas, as chamadas co-morbidades.
Segundo a diretora da Atenção Especializada em Saúde, Lélia Lofego, se uma pessoa, ou familiar, tiver interesse neste cuidado procure o “Serviço de Apoio Ampliado” das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município ou no NASF, situado na alameda Rio de Janeiro 358, para fazer parte com os cuidados da psicologia, endocrinologia, fisioterapia e nutrição.
O cuidado acontece nos seguintes horários:
Das 7h às 8h para os homens
Das 8h às 9h para mulheres (grupo 1)
Das 17h às 18h para mulheres (grupo 2)
Todos os outros cuidados são direcionados conforme a presença em grupo.