Polícia investiga suspeita de golpe em compra de respiradores para Covid em Araçatuba

“Dois aparelhos comprados pela Santa Casa foram entregues, porém, um não funcionava e outro não podia ser utilizado na UTI pediátrica; outros equipamentos estavam em caixas fechadas com fita transparente, sem identificação da empresa ou do equipamento, o que não é permitido”

G1 Rio Preto e Araçatuba

A Polícia Civil de Araçatuba (SP) vai investigar uma denúncia de golpe sofrido pela Santa Casa da cidade na compra de dez respiradores para serem usados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e pediátrica no tratamento da Covid-19.

Segundo o Boletim de Ocorrência, o hospital informou que dois aparelhos foram entregues no começo deste mês, sendo que um não funcionava e outro não podia ser utilizado na UTI pediátrica. Ainda de acordo com o B.O., os outros respiradores foram entregues em caixas fechadas com fita transparente, sem identificação da empresa ou do equipamento, o que não é permitido segundo os protocolos da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Ao todo, a Santa Casa pagou R$ 650 mil nos aparelhos. O valor foi repassado pela Prefeitura para ampliação de dez leitos de UTI e compra de insumos. A Santa Casa informou à polícia que já pediu o cancelamento da compra e a devolução do dinheiro. O caso foi registrado como fraude. À TV TEM, a Santa Casa reafirmou as informações do boletim de ocorrência e afirmou que está tomando todas as medidas legais para cancelar a compra e recuperar o valor investido. Disse também que os equipamentos não estão sendo utilizados.

Em nota, a Nexxmed disse que repudia as alegações e desconhece a denúncia. Afirmou que as entregas foram feitas e ressaltou que a Santa Casa enviou relatórios de produtos e que, em momento algum, foi mencionado o não funcionamento deles. A empresa informou também que, quando oficialmente notificados, vai prestar esclarecimentos e tomar as medidas cabíveis.