PF deflagra nova operação para combater garimpo ilegal em Terras Yanomami

“Outra operação investiga esquema de lavagem de dinheiro oriundo de ouro ilegal”

G1

A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (10) uma operação para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami. A operação Libertação, tem como objetivo proteger a população Yanomami por meio da interrupção do garimpo ilegal. De acordo com a Polícia Federal, para impedir o garimpo ilegal, os agentes devem trabalhar em duas frentes: a inutilização da infraestrutura que sustenta o crime e a busca por provas.

“O foco neste momento é interromper a prática criminosa e proporcionar a total e efetiva retirada dos não indígenas da Terra Yanomami, preservando os direitos humanos de todos os envolvidos”, diz PF.

Operação contra lavagem de dinheiro

A PF deflagrou outra operação nesta sexta esta contra a lavagem de dinheiro oriundo de ouro ilegal. São cumpridos oito mandados de busca e apreensão, bem como de bloqueio de bens, em Roraima e Pernambuco. O objetivo da operação é investigar uma organização criminosa que estaria por traz do esquema de lavagem de dinheiro.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima. De acordo com a PF, após uma abordagem da PRF (Polícia Rodoviária Federal) em uma rodovia em Roraima, constatou-se que os passageiros do veículo já eram investigados em outros procedimentos da polícia federal .

A apuração do caso indica que os suspeitos podem estar envolvidos no esquema que teria movimentado R$ 64 milhões em cerca de dois anos.