+PECUÁRIA BRASIL: programa chega em 2,7 mil cidades; mais 13 celebraram hoje acordo de cooperação

Secom CONAFER

Na manhã desta sexta-feira, 3 de fevereiro, prefeitos, secretários e técnicos de 13 municípios brasileiros participaram de mais um lançamento online do +Pecuária Brasil. Com 2,7 mil acordos firmados, a revolução genética chegou em metade das cidades do território nacional. Presente já nos 27 estados, o maior programa de melhoramento genético da bovinocultura brasileira está mudando a produção da pecuária familiar e as condições socioeconômicas de milhares de pequenos produtores nas 5 regiões. Um sucesso que só confirma o ineditismo do +Pecuária, a liderança da CONAFER no campo e a sua missão de levar desenvolvimento socioeconômico aos agrofamiliares brasileiros

O programa +Pecuária Brasil é uma das maiores conquistas dos pequenos produtores, ávidos por um projeto que melhorasse a produção do gado, de corte e de leite, mas principalmente, garantisse uma renda maior para toda a família. Pequenas propriedades precisam de grandes investimentos para valorizar ainda mais toda a cadeia produtiva, gerar empregos diretos e indiretos, aumentando a arrecadação dos municípios.

Na manhã desta sexta-feira, prefeitos, secretários e técnicos de 13 municípios brasileiros participaram de mais um lançamento online do +Pecuária Brasil

O que a CONAFER e a sua parceira no projeto, a multinacional Alta Genetics, estão fazendo em todo o país, levando mais do que inseminação artificial e sua logística, mas entregando a efetiva prenhez do animal junto com o desenvolvimento socioeconômico para pecuaristas familiares de milhares de municípios, é único. Se pensarmos em biotecnologia reprodutiva acessível em larga escala, o +Pecuária Brasil é o maior e mais completo programa da bovinocultura nacional. Não existe nada similar na história deste segmento. 

O médico veterinário e chefe da Coordenação da Equipe Técnica do +Pecuária Brasil, Carlos Vinícius, lembrou que “hoje o programa é uma revolução genética na pecuária nacional”

Como afirmou aos presentes na live durante o lançamento desta manhã pela TV CONAFER, o médico veterinário e chefe da Coordenação da Equipe Técnica do +Pecuária Brasil, Carlos Vinícius, “hoje o programa é uma revolução genética na pecuária nacional e vocês estão recebendo e participando desta revolução. O Brasil tem o segundo maior rebanho do mundo, um dos maiores exportadores de proteína animal também, porém a agricultura e o pecuarista agrofamiliar estavam desassistidos de algumas biotecnologias. Nós temos hoje muitos técnicos participando desta reunião, é de conhecimento de vocês estas deficiências nestas biotecnologias, que por muito tempo ficaram restritas nas mãos de poucos. E a Confederação com seu compromisso aos seus associados, e com a agricultura familiar, acredita que estas biotecnologias tem que estar acessíveis a todos os produtores e pecuaristas deste país.”

Milhares de bezerros de melhoramento genético estão nascendo em todo o país

Na sequência, Carlos Vinicius afirmou: “por isso que a gente fala que é uma revolução, hoje nós temos 30 técnicos a campo. Um programa que através de acordo de cooperação técnica tem a maior equipe técnica do Brasil, focada na pecuária da agricultura familiar. Hoje estamos em 2700 municípios assinados, a equipe técnica é composta de técnicos da CONAFER e técnicos das secretarias dos municípios. Por isso, é muito mais que um programa de melhoramento genético, é um programa multidisciplinar de nutrição, de sanidade do gado, de manejo, e é isto que faz com que o projeto cresça a cada dia. Já temos resultados em todo o país de muitos bezerros já nascidos. Este programa tem crescido e revolucionado a pecuária nacional. O grande objetivo do nossos programas é melhorar geneticamente o rebanho nacional, cpm isso melhorar a qualidade de vida dos nossos produtores. E desta forma também por ser uma Confederação que envolve o empreendedorismo, não apenas ficar na produção de alimentos com este melhoramento, e sim também com este produto gerado através desta genética superior inserida nestas propriedades, conseguir desenvolver outras habilidades na questão da produção do leite, da carne, de subprodutos. Então é um programa multidisciplinar, onde os município estão fazendo parte deste momento, este é um projeto de todos nós, da Confederação, das secretarias dos municípios e dos produtores”, finalizou o coordenador Carlos Vinícius. 

Veja as cidades que participaram da live de hoje:

SARDOÁ-MG 

LAGOA GRANDE DO MARANHÃO-MA 

INDAIABIRA-MG 

ALTA FLORESTA-MT 

TARIAÇU-MA 

MARQUINHO-PR 

BARRA DO OURO-TO 

NOVA SERRANA-MG 

ITAPECERICA DA SERRA-SP 

NOVA TEBAS-PR 

BRASILEIRA-PI 

PENTECOSTE-CE 

MARTINHO CAMPOS-MG