+Pecuária Brasil é lançado oficialmente em Murutinga do Sul em parceria da CONAFER e Prefeitura

“produtores terão acesso a 600 doses de sêmen IATF a cada ano”

José Carlos Bossolan

Foi lançado oficialmente nesta terça-feira (05/12) em Murutinga do Sul, o maior programa de inseminação artificial voltado para a agricultura familiar. O evento contou com palestras sobre o rebanho, tanto na área de alimentação do gado e também sobre doenças reprodutivas que infectam os bovinos.

“esq. Leandro Murai (coordenador do +Pecuária no município), dr Murilo Ceola, agrônomo Guto Teno, prefeito Cristiano, veterinário Fernando Morelli (Itesp) e veterinário Fernando Murai (Ciensp), irão acompanhar o programa”

O médico veterinário, Izaias Claro Júnior, ministrou palestra sobre “Doenças Reprodutivas nos Bovinos – Elas existem?. O doutor e professor assistente da Faculdade de Ciências Agrárias da Unesp (Campus de Dracena), Murilo Ceola Stefano Pereira, ministrou a palestra “Manejo nutricional em bovinos leiteiros – da bezerra a vaca”.

“prefeito Cristiano Eleutério entrega certificado de participação ao doudor Murilo Ceola da Unesp/Dracena”

O +Pecuária Brasil, um programa desenvolvido em parceria entre a CONAFER (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil) e a multinacional canadense, Alta Genetics, tem levado o que há de melhor em sêmen IATF para produtores agrofamiliares do país, em acordos de cooperação técnicas com setores dos poderes públicos municipais e estaduais.

Na parte da tarde, o coordenador nacional do +Pecuária Brasil e médico veterinário, Carlos Vinicius Nascimentoo e o médico veterinário e coordenador técnico do Programa +Pecuária Brasil no Estado de São Paulo, Elian Martins de Oliveira, falaram por videoconferência com os participantes sobre a importância do programa, a alimentação do rebanho, a sanidade animal, a estrutura mínima nas propriedades e toda cadeia da inseminação artificial.

Adesão

No final de setembro, foi publicada a Lei 1905/23, autorizando a Prefeitura de Murutinga do Sul a firmar ACT (Acordo de Cooperação Técnica) entre a administração municipal e a CONAFER com objeto de integração de esforços entre as partes para a execução do Programa +Pecuária Brasil, no município de Murutinga do Sul como forma de aprimoramento das ações que proporcionem o melhoramento genético do rebanho de corte e de leite do município. O ACT foi firmando mês passado.

Segundo Cristiano Eleutério, o +Pecuária Brasil irá proporcionar o que há de melhor no mercado de melhoramento genético, com fornecimentos de sêmen IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo), sem nenhum custo aos agrofamiliares. No catálago do +Pecuária Brasil e da Alta Genetics, são disponibilizados o material dos melhores touros, das mais variadas raças, voltada para a gestação de corte ou leiteira, dependendo do interesse de cada produtor.

“Não haverá nenhum custo para os nossos produtores. A CONAFER irá destinar o sêmen e todo o suporte técnico para que possamos proporcionar o melhor em melhoramento genético aos nossos produtores, gerando mais valor agregado nas crias, e consequentemente elevando a qualidade do rebanho dos nossos pequenos produtores. Estou muito feliz em poder firmar esse ACT com a CONAFER, pois sei o impacto positivo que este programa trará para os produtores de Murutinga do Sul e de toda região. Quero agradecer o Carlos Lopes, o Tiago Lopes, a Amanda Soares e toda equipe da CONAFER e Alta Genetics por esta parceria em prol do desenvolvimento de nossos agricultores familiares” – comemorou o prefeito de Murutinga do Sul, Cristiano Eleutério.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-35.png

Para os agrofamiliares murutinguenses, serão disponibilizados 600 unidades de sêmen a cada ano, durante a vigência do Acordo de Cooperação Técnica entre a CONAFER e a Prefeitura de Murutinga do Sul. Durante o processo de cio das vagas, é levado em consideração aspectos como a sanidade do animal e alimentação, como forma de garantir a eficácia no processo de fecundação.

Pela cooperação, a CONAFER enviará os materiais, capacitação de técnicos e fornecerá os equipamentos para acompanhar todo o processo. Já a Prefeitura ficará incumbida de cadastrar às famílias do municipio, e dar todo suporte de logística aos inseminadores. Em 4 anos, serão disponibilisadas 2.400 doses do material para inseminação.

+Pecuária Brasil

Se pensarmos em biotecnologia reprodutiva acessível em larga escala, o +Pecuária Brasil é o maior e mais completo programa da bovinocultura nacional. Não existe nada similar na história deste segmento. Já são 3,5 mil cidades contempladas com o +Pecuária Brasil, uma verdadeira revolução que está transformando a vida de pecuaristas e acelerando o desenvolvimento das cadeias produtivas da bovinocultura nacional. Recentemente nasceu o bezerro de número 10 mil do programa. Depois do décimo milésimo, outros 22 mil bezerros devem nascer em breve.

PECUÁRIA BRASIL: programa chega em 2,7 mil cidades; mais 13 celebraram hoje  acordo de cooperação - CONAFER

Uma das principais características que tornam o programa +Pecuária Brasil tão eficaz é a assistência técnica gratuita especializada aos produtores familiares. O produto final é a efetiva prenhez do animal. Os produtores também têm acesso às orientações de especialistas que permitem implementar práticas modernas de manejo, nutrição e sanidade animal. Isto é fundamental na saúde do rebanho, melhorando a produtividade. 

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image2-1-1024x632.png.webp
O +Pecuária nasceu para desenvolver os rebanhos bovinos, de corte e leite, em todas as regiões brasileiras, contribuindo decisivamente para o crescimento da pecuária nacional

O programa +Pecuária Brasil, uma parceria entre a CONAFER e a Alta Genetics, empresa líder mundial em inseminação, está desempenhando um papel fundamental na melhoria das condições socioeconômicas da pecuária familiar em todas as cinco regiões do país. O programa se transformou em símbolo de uma nova realidade no campo. Um novo cenário em que a qualidade do rebanho e o crescimento da produção do gado, tanto de corte quanto de leite, subiram de patamar, contribuindo para o aumento da renda dos pequenos produtores e do crescimento de todo o segmento da bovinocultura nacional.