Secom CONAFER
A CONAFER vem liderando há dois anos uma verdadeira revolução genética na bovinocultura nacional. O +Pecuária Brasil, lançado em parceria com a multinacional Alta Genetics, está nos 27 estados e metade das cidades brasileiras, um marco na história da pecuária brasileira. O programa é um divisor de águas no acesso dos pequenos criadores à tecnologia mais importante quando se pensa em melhorar a qualidade e produtividade dos rebanhos, de corte e leite. Os números impressionam. Em 10 estados, mais de 50% das cidades selaram acordos de cooperação técnica. Na Bahia, 5ª maior unidade federativa, o +Pecuária chegou em 63% das cidades. O Ceará tem 70% dos municípios com acordo assinado. Minas Gerais, o estado com mais municípios do país, tem 349 acordos assinados. O estado mais populoso, São Paulo, tem 172 cidades com acordos fechados. Enquanto o maior estado em território, o Amazonas, já tem 48% dos municípios atingidos pelo benefícios da inseminação artificial. O programa segue avançando com novos lançamentos de cidades em lives semanais, no canal TV CONAFER. O +Pecuária não para, ele nasceu para transformar a pecuária familiar brasileira em referência mundial na biotecnologia reprodutiva
O +Pecuária Brasil está em todo o país, levando mais do que inseminação artificial, protocolos e logística, mas entregando a efetiva prenhez do animal junto com o desenvolvimento socioeconômico de pecuaristas familiares de milhares de municípios. Por isso, ele é inédito e único em seu desenvolvimento. Se pensarmos em biotecnologia reprodutiva acessível em larga escala, o +Pecuária Brasil é hoje o maior e mais completo programa da bovinocultura nacional. Não existe nada similar na história deste segmento.

Duas vezes por semana, em lives transmitidas pelo canal da TV CONAFER, prefeitos, secretários e técnicos das secretarias municipais, participam com seus depoimentos e informações por todo o Brasil, atestando a amplitude do programa em todo o território nacional. Em quase 3 mil cidades e presente nas 27 unidades federativas, o +Pecuária está mudando a produção da pecuária familiar e as condições socioeconômicas de milhares de pequenos produtores nas 5 regiões do país. Um sucesso que só confirma o ineditismo do +Pecuária, a liderança da CONAFER no campo e a sua missão de levar desenvolvimento socioeconômico aos agrofamiliares brasileiros
O programa +Pecuária Brasil é uma das maiores conquistas dos pequenos produtores, ávidos por um projeto que melhorasse a produção do gado, de corte e de leite, mas principalmente, garantisse uma renda maior para toda a família. Pequenas propriedades precisam de grandes investimentos para valorizar ainda mais toda a cadeia produtiva, gerar empregos diretos e indiretos, aumentando a arrecadação dos municípios.
Como afirmou, recentemente, em uma das transmissões da TV CONAFER, o médico veterinário e chefe da Coordenação da Equipe Técnica do +Pecuária Brasil, Carlos Vinícius, “hoje o programa é uma revolução genética na pecuária nacional e vocês estão recebendo e participando desta revolução. O Brasil tem o segundo maior rebanho do mundo, um dos maiores exportadores de proteína animal também, porém a agricultura e o pecuarista agrofamiliar estavam desassistidos de algumas biotecnologias. Nós temos hoje muitos técnicos participando desta reunião, é de conhecimento de vocês estas deficiências nestas biotecnologias, que por muito tempo ficaram restritas nas mãos de poucos. E a Confederação com seu compromisso aos seus associados, e com a agricultura familiar, acredita que estas biotecnologias tem que estar acessíveis a todos os produtores e pecuaristas deste país.”
O +Pecuária é também um programa multidisciplinar de nutrição, de sanidade do gado, de manejo, e é isto que faz com que o projeto cresça a cada dia. Já temos resultados em todo o país de milhares de nascimentos de bezerros. Enquanto o programa melhora geneticamente o rebanho nacional, melhora também a qualidade de vida dos nossos produtores. Desta forma, a Confederação desenvolve o empreendedorismo dos pequenos produtores, agregando valor ao produto gerado, desenvolvendo habilidades e competências na questão da produção e comercialização de derivados do leite e da carne, os chamados subprodutos. Assim, os pequenos produtores rurais de boa parte do território nacional, que podem agora multiplicar os rebanhos com sêmens de touros raçadores provados, têm um futuro muito promissor.
São projetadas até 2025, 1 milhão de prenhezes, todas viabilizadas pela entrega de sêmens e insumos, com a efetiva inseminação e acompanhamento da gestação pelos técnicos da CONAFER até a prenhez do animal. Este grande diferencial do programa, a prenhez efetiva, materializa todas as ações do projeto, desde a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, a fase hormonal, o processo de inseminação e a gestação.
Em pouco tempo e com muito trabalho da equipe do +Pecuária Brasil, estamos contemplando pecuaristas familiares de Norte a Sul do Brasil. Cada acordo é motivo de felicidade para os pecuaristas familiares, municípios, estados e toda a cadeia produtiva envolvida neste importante segmento econômico.
Qualidade no rebanho e lucro no negócio
O programa trabalha com touros provados e acesso ao catálogo de raças da Alta Genetics, reduzindo as chances de doenças genéticas nos plantéis. Com a melhora dos índices de reprodutividade, eleva-se a produção leiteira, a qualidade do gado de corte e a lucratividade final do produtor. A garantia de um rebanho certificado aumenta o valor do produto final, melhora a comercialização e cria perspectivas de futuro para o negócio.
Tecnologia na produção
A tecnologia da inseminação artificial atua no aumento de produção de arrobas por hectare, no tamanho da carcaça, na fertilidade, na eficiência alimentar, na resistência a doenças. Em resumo: o melhoramento genético diminui o custo e aumenta a produção.
Sustentabilidade no campo
O melhoramento genético é a melhor ferramenta para responder à demanda por sustentabilidade ambiental. No mais positivo dos cenários, em relação ao desempenho, é possível ter o dobro de produção em metade das terras ocupadas atualmente pela bovinocultura. A produção sustentável garante mais lucros com menores custos, conserva os solos e os recursos hídricos, preserva a biodiversidade, possibilita o sequestro de carbono maior que a emissão de metano dos bovinos, além da pastagem com melhor qualidade nos períodos críticos do ano.
Desenvolvimento para estados e municípios
O programa integra-se às políticas públicas de estados e municípios, que têm a oportunidade de fomentar o setor, melhorar as condições socioeconômicas dos pequenos produtores, gerar mais empregos, levar nova tecnologia ao campo e ampliar as receitas estaduais com o crescimento de toda a cadeia produtiva agropecuarista.