Paulo Boaventura anuncia licitação para compra de Caminhão Pipa

“Reivindicação antiga da Brigada Municipal de Combate a Incêndios visa minimizar impacto ambiental e perdas causadas pelo fogo em todo o município”

Assessoria de Comunicação

Pela unanimidade de seus votos, a Câmara de Castilho aprovou nesta semana o pedido feito pelo prefeito Paulo Boaventura para comprar com recursos próprios do Município um caminhão tanque que será destinado a reforçar as ações da Brigada de Incêndio Municipal.

De acordo com o levantamento prévio realizado pela Prefeitura, o novo veículo poderá custar até R$ 620 mil. Tão logo recebeu a confirmação da aprovação feita pela Câmara, Boaventura autorizou o setor de Licitações do Município a iniciar imediatamente os procedimentos legais para compra do caminhão.

IMPORTÂNCIA

O tempo extremamente seco e a estiagem prolongada em toda a região neste ano de 2021, são as principais preocupações da Prefeitura, já que tais fatores favorecem a ocorrência de incêndios acidentais, criminosos e até mesmo causados por fenômenos climáticos eventuais – como raios, por exemplo.

“Nos anos que passaram, nossos cidadãos sofreram pesadas perdas por causa destes incidentes. Anualmente, as queimadas são responsáveis pelo extermínio de quilômetros de matas, pastagens e animais domésticos ou silvestres que não conseguem escapar em tempo por causa da velocidade e força no avanço das labaredas”, explica o prefeito Paulo Boaventura ao defender o pedido feito ao Legislativo.

“Com o terceiro maior território dentre todos os municípios localizados na região de Araçatuba, este único caminhão-pipa atualmente disponível na Prefeitura de Castilho, não consegue atender toda a demanda”

As queimadas, no entanto, não são a única preocupação que motiva o prefeito nesta aquisição. “Além dos incêndios de qualquer natureza, também levamos em consideração que a Prefeitura de Castilho socorre frequentemente aquelas famílias rurais, sejam elas assentadas ou não, e que por um motivo ou outro tiveram seu fornecimento de água interrompido temporariamente. Isso é bastante comum num município com 13 assentamentos e centenas de outras pequenas e médias propriedades rurais: bombas de poços queimam, mangueiras se rompem, poços secam e vários problemas semelhantes acontecem no dia a dia dos pequenos produtores. Então, consideradas as questões preventivas, ambientais e de socorro aos produtores de nosso município, entendemos que o veículo disponível atualmente não consegue atender a demanda de pedidos. Por isso, essa compra é de enorme importância, até porque Castilho possui o terceiro maior território dentre todas as cidades localizadas na região de Andradina”- finalizou Paulo Boaventura.