Moradores reclamam de queimada no Ecoponto do PJ; secretária diz que irá pôr vigilante

“fumaça e odor pós queima dos produtos geram transtornos aos moradores das proximidades”

José Carlos Bossolan

Os moradores das proximidades do Ecoponto localizado no bairro Pereira Jordão em Andradina, vem reclamando de queimadas na localidade de descarte de materiais de origem vegetal. No início da noite da última terça-feira (28/03), um dos moradores fez registro em vídeo do local queimando e exaurindo grande quantidade de fumaça.

“incêndios tem gerado transtornos a moradores das proximidades do Ecoponto”

“Olha a situação que nós temos que aguentar do descaso dessa administração. É que não dá para filmar a carniça que fica agora lá que a fumaça abaixa” – relata o munícipe a nossa reportagem. Nesta quinta-feira (30/03), procuramos a secretaria municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Leila Rodrigues para obtermos a informação de qual medida seria adotada pelo órgão para coibir essa prática no local.

“secretária tem buscado resolver o problema; colaboração da população também é fundamental”

Segundo a secretária, com a realização do último concurso e convocação dos aprovados, a Secretaria passará por reestruturação de pessoal. Leila Rodrigues informou que serão construídas guaritas nos Ecopontos e com disponibilização vigilantes para controlar a entrada de materiais e descarte de forma correta.

“Infelizmente tem muitos geradores desses materiais que não respeitam. Nos Ecopontos da cidade é para recepcionar somente os munícipes, mas alguns grandes geradores não vêm respeitando a determinação e acabam descartando material de forma irregular. No final de semana por exemplo, no Ecoponto do CSU, descartaram frangos, perus, fígados, afetando a população das proximidades devido a carniça que era exaurida do local. Fizemos a remoção do material e estamos mantendo o lugar fechado, mas infelizmente algumas pessoas descartam materiais na calçada, no portão, sendo difícil manter o local bem conservado. Pedimos para que a população das proximidades nos ajude na preservação do Ecoponto, pois em caso de descarte irregular, eles serão os maiores prejudicados” – comentou a secretária, Leila Rodrigues.  

Segundo informações obtidas por nossa reportagem, algumas pessoas colocam fogo nos materiais para retirada de cobre e ferro de fios e materiais de construção. Outro fator é que com grande concentração de material vegetal, algumas pessoas ateiam fogo para diminuir o volume.

A secretária Leila Rodrigues disse ainda que os três Ecopontos do município passarão a funcionar de segunda a sábado em expediente normal e aos domingos até o meio dia. Outro fator apresentado pela chefe do setor se dá ao fato do grande período chuvoso que atingiu a região nos últimos meses, fazendo com que os maquinários do departamento fossem empregados na manutenção de estradas rurais.

 Infelizmente a destinação inadequada por parte da população que não tem descartado os materiais de forma correta, despejando os materiais nas áreas externas dos Ecopontos também são fatores que tem corroborado para geração de transtornos aos moradores das proximidades das áreas de coleta.

Segundo Leila Rodrigues, a Secretaria de Meio Ambiente está preparado um projeto para que seja implementado um Ecoponto em cada bairro da cidade. Importante destacar que a colaboração da população é fundamental para o bom funcionamento dos locais de coleta de materiais.