Ministro da Saúde diz que em menores só vacina da Pfizer

“em coletiva nesta quinta-feira, Marcelo Queiroca advertiu sobre ausência de estudos à respeito”

José Carlos Bossolan

O ministro da Saúde, Marcelo Queirog, advertiu que vacinação contra a Covid-19, somente deve ser aplicados em menores se for o imunizante da Pfizer. Anúncio foi feito em coletiva de imprensa nesta quinta-feira (16/09).

o ministro pediu aos secretários de Saúde, que sigam o PNI (Plano Nacional de Imunização) e não aplicar as vacinas que não tenham autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) – “nós resolvemos restringir a aplicação dos imunizantes em maiores de 12 anos com comorbidades e com privação de liberdade, exatamente como está o texto da lei e a vacina é a da Pfizer. Então meus amigos 5.570 secretários da Saúde do Brasil, sigam a recomendação do PNI. Não dá para o Ministério da Saúde se responsabilizar por condutas que são tomadas fora das recomendações sanitárias do país. Não dá. Vejam o que a Organização Mundial da Saúde recomendou aos adolescentes. Só deveriam se considerar após priorizar populações de maior risco. Então o que eu quero aproveitar a oportunidade que mais uma vez vocês me concedem, é para pedir, sigam as orientações do PNI. Não apliquei vacinas que não tem autorização da Anvisa. Mães, não levem suas crianças para salas de imunização tomar vacinas não tenham autorização da Anvisa. Nós não vamos aceitar isso e nós temos o compromisso com nossos adolescentes que são o futuro da país” – destacou Marcelo Quiroga.

Segundo o Ministério da Saúde, alguns imunizantes podem causar efeitos adversos e a recomendação é suspender a imunização de menores sem comorbidades. Segundo Marcelo Quiroga, quem tomou as doses de outras vacinas que não a da Pfizer, devem suspender o ciclo e não tomar a segunda dose.