Ministério Público Eleitoral defende que TSE torne Jair Bolsonaro inelegível

“TSE analisa ação apresentada pelo PDT contra a chapa de Bolsonaro”

TV Globo

O Ministério Público Eleitoral defendeu que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) torne o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) inelegível. O TSE analisa uma ação de investigação judicial eleitoral apresentada pelo PDT contra a chapa de Bolsonaro. O processo está em sigilo. A TV Globo apurou que o parecer do vice-procurador-geral Eleitoral, Paulo Gonet Braco, afirma que as provas reunidas indicam que houve abuso de poder político de Bolsonaro nas eleições do ano passado.

O ex-presidente proferiu ataques sem provas ao sistema eleitoral durante uma reunião com embaixadores que convocou no Palácio da Alvorada. As acusações contra as urnas eletrônicas já haviam sido desmentidas por vários órgãos oficiais. Em relação ao candidato a vice-presidente, Braga Netto, o Ministério Público Eleitoral se manifestou pela rejeição das acusações.

Ainda não há data para o TSE julgar a ação. Os ministros podem ou não seguir o entendimento do Ministério Público Eleitoral. Com presidente de honra do PL (Partido Liberal), Jair Bolsonaro deverá receber salário de aproximadamente R$ 42 mil por mês, além de seus rendimentos previdenciários. A esposa, Miclhelle, como presidente do PL mulher, também será salariada pelo partido com R$ 41 mil mensalmente.