Médicos são mortos a tiros em quiosque na Barra da Tijuca, no Rio; Uma das vítimas é irmão de deputada

Thais Augusto/UOL

Três médicos ortopedistas foram mortos a tiros na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Um quarto foi baleado e está internado. A PF (Polícia Federal) apura o caso. Um dos assassinados era irmão da deputada Sâmia Bomfim (PSOL) e cunhado do também deputado Glauber Braga (PSOL).

Sâmia Bomfim é natural de Presidente Prudente (SP). Os médicos estavam em um quiosque na Praia da Barra da Tijuca por volta da 1h. Imagens de câmera de segurança mostram o momento em que homens descem de um carro branco e correm em direção aos médicos. Eles são mortos a tiros. Nenhum pertence das vítimas foi levado.

Marcos de Andrade Corsato, Perseu Ribeiro Almeida e Diego Ralf de Souza Bomfim —este último irmão da deputada Sâmia Bomfim— morreram na hora. A quarta vítima, Daniel Sonnewend Proença, foi levada com vida para o Hospital Municipal Lourenço Jorge. A direção do hospital diz que o estado de saúde dele é estável.

A Polícia Civil do Rio de Janeiro investiga se foi um crime planejado. A SSP (Secretaria de Segurança Pública) de São Paulo também enviou investigadores da Delegacia de Homicídio para acompanhar o caso e auxiliar na apuração. O ministro da Justiça, Flávio Dino, afirmou que a Polícia Federal vai acompanhar as investigações.

“Sobre a execução dos médicos, conversei agora com o governador do Rio, Cláudio Castro. Polícia Civil já realizando diligências investigatórias. Polícia Federal também. Secretário Executivo do MJ, Ricardo Cappelli, irá ao Rio e reunirá com a direção da PF e com o governo do Estado. Eu estou indo para a Bahia, reforçar ações lá. Reitero a minha solidariedade aos familiares de todas as vítimas” – postou o ministro em rede social.

O presidente Lula (PT) lamentou a morte e citou “indignação” com a execução dos médicos – “Recebi com grande tristeza e indignação a notícia da execução de Diego Ralf Bomfim, Marcos de Andrade Corsato e Perseu Ribeiro Almeida. (…) Minha solidariedade aos familiares dos médicos e a deputada Sâmia Bomfim e ao deputado Glauber Braga. A Polícia Federal, sob determinação do ministro Flávio Dino, está acompanhando o caso” diz a postagem.

Uma testemunha que presenciou o crime contou, sob condição de anonimato, à Globo News, que os atiradores e as vítimas não chegaram a interagir. “Eu estava ao lado do corrido ali, e a gente estava tomando uma cerveja e comendo. E aí, a gente ouviu um barulho, parecia garrafa quebrada. Quando deu o segundo, terceiro barulho idêntico, a gente percebeu que era tiro. Aí, a gente desceu correndo pela orla da praia. Não teve conversa, não teve voz de assalto nem nada. Simplesmente chegaram e atiraram. Foi muito, muito rápido, cerca de 30 segundos já tinha acontecido tudo”.

Quem são as vítimas?

O médico Diego Bomfim é irmão da deputada Sâmia Bomfim (PSOL) e foi residente do IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia) do Hospital das Clínicas, em São Paulo. Marcos de Andrade Corsato era diretor do IOT. Perseu Ribeiro Almeida também foi residente do IOT e possui o registro médico na Bahia