Marco Pilla segue internado em recuperação da Covid-19

“ex-vereador andradinense está em tratamento na capital”

José Carlos Bossolan

O ex-vereador de Andradina e servidor público estadual, Marco Aurélio Pilla Souza, 54 anos, segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no Hospital São Luiz (Rede D’Or) na capital paulista.

Em tratamento da Covid-19 a 12 dias, o assessor da Secretaria de Desenvolvimento Regional do Estado vem se recuperando bem ao tratamento. Pilla precisou ser internado a 5 dias, para conter o avanço da doença que afetou 50% de seu pulmão – “fiz exercícios respiratórios em uma máquina elétrica grande das 12h até as 2 da manhã. Sensação ruim. Tosse pouca porque não devo estar conversando, saturação 94. Devo fazer mais 3 sessões de exercícios pulmonar de duas horas cada” – informou o ex-vereador a nossa reportagem na manhã deste sábado (01/05).

Formado em direito, Marco Pilla está fazendo uso de antibiótico, corticoide e anticoagulante. Como sempre bem humorado, Pilla não está tendo febre, vem evoluindo ao tratamento e chegou a brincar ao comentarmos que pessoas com comprometimento pulmonar bem maior estão se recuperando  e evoluindo do quadro – “pra melhor né?, kkk” – brinca Marco Pilla.

Muito querido em toda região, Pilla até hoje é o maior recordista de votos em uma eleição para a Câmara de Andradina, onde em 2004 foi eleito com 1.462 votos. Em 2018, ao disputar uma vaga de deputado federal, obteve em Andradina 5.837 votos (21,58% dos votos válidos), dos 14.070 do total.

Em sua trajetória profissional, Marco Pilla cresceu ano após ano. Aprovado em concurso no Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), como técnico agropecuário  em 1995, chegou à coordenador do órgão em 2002, permanecendo até 2009 (quando no mesmo ano, assumiu a Gerência de Desenvolvimento, Produção e Renda do órgão), elevando o órgão em uma de suas maiores atuações na história de região na mediação de conflitos agrários, vistorias de fiscalização e assistência técnica. Graças ao magistral trabalho na região noroeste paulista, em 2010 assumiu o cargo máximo do instituto, como diretor-executivo, permanecendo até 2017.

Marco Pilla é autor do PPAIS (Programa Paulista da Agricultura de Interesse Social), cujo objetivo é a compra de produtos alimentícios da agricultura familiar por órgãos estaduais em no mínimo 30% dos recursos destinados pelo estado para essa finalidade, como forma de fortalecimento da produção e melhorar a renda dos agricultores familiares. Também foi responsável por implementar o Programa de Regularização Fundiária Urbana e aperfeiçoamento do mecanismo na área rural.

Sempre bem relacionado e respeitado, Pilla foi convidado no ano passada a ocupar assessoria em uma das principais secretarias paulistas, ao lado do secretário Marco Vinholi (Desenvolvimento Regional). Natural de Andradina, no dia 31 deste mês, Marco Pilla completará 55 anos.