Liberada para todos, vacinação contra a gripe em Ilha continua enquanto durar estoque de vacinas

Departamento de Comunicação

A vacina contra a gripe em Ilha Solteira continua enquanto durar o estoque de vacinas. A aplicação acontece de segunda à sexta-feira, em todas as unidades de saúde. O Ministério da Saúde liberou a vacina para aqueles que não estão inclusos nos grupos prioritários. Podem ser imunizados todas as pessoas com mais de 6 meses de vida, além de professores, trabalhadores de saúde, gestantes, pessoas com comorbidade, puérperas, caminhoneiros, profissionais de segurança e pessoas com deficiência permanente.

Ao contrário do ano passado, esse ano não é preciso ter um intervalo entre a vacina da gripe comum e a da Covid-19. As duas podem ser aplicadas no mesmo dia. A vacina está sendo aplicada em todas as unidades de saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h às 19h.

Proteção

Vale ressaltar que a vacina contra a gripe não protege contra o Coronavírus (Covid-19), mas, sim, contra tipos de influenza (família à qual pertence o H1N1, por exemplo). E, justamente por isso, pode ajudar profissionais de saúde a diagnosticar – por eliminação – eventuais casos da doença. Isso porque essas doenças contempladas pela vacina serão descartadas na triagem de pacientes que chegarem às unidades de saúde com sintomas gripais e informarem já ter sido imunizados.