“Caio Temponi já passou em 12 vestibulares em 2 anos”
José Carlos Bossolan
Uma façanha difícil para muitos adultos, não parece ser problema para o jovem de 14 anos, Caio Temponi, que é o mais jovem aprovado na história dos vestibulares do ITA (Instituto de Tecnologia da Aeronáutica), considerado o vestibular mais difícil do país. Entre 150 candidatos, o adolescente ficou em 14º lugar entre os aprovados.

O reitor do instituto fez o anúncio por meio de rede social nesta quarta-feira – “Hoje anunciamos os aprovados na Segunda Fase do vestibular do ITA e com prazer informamos que Caio Temponi, com apenas 14 anos, é o mais jovem aprovado na história do ITA” – postou o professor Anderson Correira. Natural de Três Rios (RJ), Caio Temponi reside com a família em Fortaleza (CE).
Estudante do 2º ano do Ensino Médio, o jovem passou em seu primeiro vestibular em 2020, com apenas 12 anos. No começo de 2022, ele passou em primeiro lugar no curso de direito da UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Antes, em 2021, ele conquistou uma vaga no curso de administração da UECE (Universidade Estadual do Ceará), mas optou por terminar primeiro o ensino médio. Também já foi aprovado em engenharia civil na UFCA (Universidade Federal do Cariri) e quatro vezes no curso de medicina em duas diferentes instituições.
Dentre suas conquistas pessoais estão – 1º lugar no Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF), 1º lugar na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (Epcar) da FAB (Força Aérea Brasileira), 1º em administração na Universidade Estadual do Ceará (UECE), 1º em direito na UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro), 1º lugar em engenharia civil na Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Por duas vezes, Caio foi aprovado em medicina na Universidade de Fortaleza (Unifor) e em medicina no Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ). Em paralelo aos estudos, o jovem tem um canal no YouTube, chamado “Gabaritando com Caio Temponi”, em que grava vídeos ensinando como fazer exercícios matemáticos para os mais de 31,9 mil inscritos.

Em entrevista ao UOL em fevereiro deste ano, a mãe de Caio, Laurismara Temponi, afirmou que ele pretendia terminar o Ensino Médio ao lado dos amigos e revelou características da personalidade do filho – “Realmente vemos que não é só inteligência dele. Ele luta bastante, corre atrás… Tem pouca idade, mas tem muita responsabilidade”.
Com Camila Corsini/UOL