Internato de medicina começa oficialmente com aula inaugural em Andradina

“parceria da Santa Casa de Andradina e Universidade Brasil ampliará quantidade de atendimentos”

José Carlos Bossolan

 “Não vim a Andradina fazer turismo, mas cuidar dos nossos alunos, professores e desta parceria com a Santa Casa. Vamos juntar forças, pois estamos integrados com o Governo Federal na inclusão social e de humanidade”, disse dono da Universidade Brasil, dr Fernando Costa, na Aula Inaugural do Internato em Medicina, na manhã desta segunda-feira (06/02).

“Fernando Costa falou de suas expectativas na parceria entre Santa Casa e Universidade Brasil”

Geraldo Shiomi enalteceu a parceria entre as entidade e destacou a importância da equipe médica e dos alunos nesta parte das atividades. A aula inaugural será para alunos do penúltimo e último ano curso de medicina, que irão praticar o internato, com supervisão de médico, que irá acompanhar os atendimentos e procedimentos realizados pelos alunos na prática.

Com isso, os alunos que aprenderam na teoria, terão oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, e consequentemente ampliará a quantidade de pacientes que poderão ser beneficiados em Andradina. O médico e diretor clínico da Santa Casa de Andradina, Rafael Marão será o coordenador do internato.

Foram apresentados a equipe médica que irá supervisionar os aproximados 70 alunos que estarão em Andradina para praticar seus conhecimentos em consultas, exames, cirurgias, como parte obrigatória do estágio curricular dos futuros formados em medicina pela Universidade Brasil. Alunos que irão participar do internato, receberam seus jalecos.

O evento nas dependências da Câmara de Andradina, também contou com o reitor da Universidade Brasil (Polo Fernandópolis), Felipe Sartori, do reitor da FIRB (Faculdades Integradas Rui Barbosa), Edson Benatti, além do presidente da Santa Casa de Andradina, Geraldo Shiomi Junior, do superintendente da Santa Casa, Sebastião Sérgio da Silva, além do prefeito de Andradina e os vereadores, Fabrício Mazotti, Hernani da Bahia, Guto Marão, Rodarte dos Anjos, Luzimar Rodrigues, Sérgio Santaela, Guilherme Pugliese e Elaine Vogel e do secretário de Governo Ernesto Junior e secretária da Saúde, Maristela Amorim.

O plenário da Câmara de Andradina ficou totalmente lotado de alunos e populares que foram dar as boas vindas aos alunos.

INVESTIMENTOS

Em entrevista a nossa reportagem pouco antes do início da aula, dr Fernando Costa informou que a parceria entre Universidade Brasil e Santa Casa de Andradina vai além do internato, mas envolve a construção de um prédio no terreno da entidade andradinense, para abrigar medicina e outros cursos na área da saúde.

Segundo o proprietário da universidade, tão logo o Ministério da Educação autorize a Comissão do MEC vistoriar as futuras instalações, será iniciado o curso de medicina em Andradina, ou com ordem judicial para tanto. Com aproximadamente 8.000 m² de área construída, o prédio deverá possuir 3 pavimentos e receberá o investimento na cifra dos R$ 60 milhões por meio da Universidade Brasil.

Segundo Fernando Costa, o mais provável é que seja implementado o curso de medicina em Andradina no ano 2024, com previsão de iniciar com 120 alunos.