Inscrição da Prefeitura de Pereira Barreto para processo seletivo de bolsa de estudo das FIU vai até dia 21

Assessoria de Comunicação

A Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto está com as inscrições abertas para o processo seletivo que irá conceder bolsas de estudo de 50% para alunos hipossuficientes do município, que estejam matriculados nas FIU – Faculdades Integradas Urubupungá e Colégio Técnico XI de Agosto, mantidas pela Associação de Ensino e Cultura Urubupungá – AECU. Os estudantes que queiram participar devem ser inscrever até o dia 21 de abril de 2024 às 23h59, através do site: https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/bolsadeestudo.

Para se inscrever é preciso ser residente no município de Pereira Barreto, possuir renda familiar per capta de até um e meio salário mínimo, não possuir formação de nível superior, mesmo que comprovada sua situação de hipossuficiência, encontrar-se matriculado em curso presencial de ensino de nível superior ou técnico devidamente autorizado pelos órgãos oficiais, Faculdades Integradas Urubupungá – FIU e Colégio Técnico XI de Agosto de Pereira Barreto e não apresentar débito com a Fazenda Pública Municipal. A seleção será dividida em duas etapas.

A primeira consiste no preenchimento das informações: identificação, perfil acadêmico, situação socioeconômica, composição familiar do interessado, situação habitacional e gastos familiares. Para concluir a primeira etapa, o interessado deverá preencher as informações de todos os campos existentes. Já a segunda etapa será a apresentação dos documentos pelo interessado. Uma cópia digital da documentação exigida deverá ser anexada durante o preenchimento da inscrição no site:

https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/bolsadeestudo, e devem estar de acordo com as informações declaradas na Etapa 1.

Documentos obrigatórios

– Foto;

– Comprovante de matrícula na Faculdades Integradas Urubupungá ou Colégio Técnico XI de Agosto, em curso de nível técnico ou superior;  

– Documento que contenha o nº do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do requerente;  

– Documento que contenha o nº de identidade (R.G.) do requerente;

– Comprovante de energia elétrica do endereço do requerente (fevereiro ou março);  

– Certidão Negativa de Débitos com a Fazenda Municipal do Interessado (pode ser retirada no site oficial da prefeitura: https://www.pereirabarreto.sp.gov.br na área do cidadão online;

– Comprovantes de renda de todos os integrantes do núcleo familiar (conforme preenchimento na Etapa 1):

Obs: Deverão ser anexados os comprovantes ou as declarações para cada tipo de renda:

– Para os trabalhadores do regime de CLT, estatutários, etc: apresentar holerite ou outro tipo de demonstrativo de salário do último mês recebido.

– Para os trabalhadores informais e outros que não possuam comprovante de renda: deverão apresentar a declaração conforme modelo disponibilizado no site https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/bolsadeestudo

– Para pensionistas, aposentados, ou pessoas que estejam recebendo auxílios do INSS ou de outro regime de contribuição: extrato do auxílio.

– BPC – Benefício de Prestação Continuada: extrato do auxílio.

– Seguro desemprego: comprovante de parcelas do seguro.

– Pensão alimentícia: Comprovante ou declaração conforme modelo disponibilizado no site https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/bolsadeestudo

– Caso a família possua outras rendas diferentes das citadas acima também deverão ser declaradas e caso não tenha o comprovante fazer a declaração conforme modelo II disponibilizada no site https://www.pereirabarreto.sp.gov.br/bolsadeestudo.

– Carteira de trabalho de todos os integrantes da família maiores de 18 anos ou à partir dos 14 anos para menores aprendizes. Deverá ser anexada preferencialmente as informações extraídas do aplicativo Carteira de Trabalho Digital (identificação e contratos de trabalho e/ou anotações no caso de afastamentos). Caso seja a Carteira de Trabalho Física, deverão ser anexadas as seguintes páginas:

página inicial com foto, numeração e assinatura.

página de qualificação civil.

página do último registro (ativo e/ou saída) ou da primeira página de registro em branco caso não tenha registro em carteira.

Páginas de anotações no caso de afastamentos.

Documentos opcionais para os alunos que desejam comprovar gastos com despesas da família com moradia (situação habitacional) deverão ser anexados somente nos casos em que a família tenha o comprovante de prestação de financiamento habitacional ou cópia do contrato de locação e/ou comprovante de pagamento de aluguel dos últimos dois meses;

Documentos opcionais para os alunos que desejam comprovar gastos com despesas da família com educação de ensino técnico e superior (exceto do próprio requerente, apenas de outro membro da família): comprovante de pagamento da mensalidade escolar de curso técnico ou superior dos demais membros da família.