Indígenas das Aldeias Pequi e Dois Irmãos da TI Pataxó Comexatiba protestam contra morosidade da Prefeitura de Prado

“comunidades reivindicam melhorias na infraestrutura escolar das aldeias”

José Carlos Bossolan

Na manhã desta quarta-feira (08/03), povos indígenas das Aldeias Pequi e Dois Irmãos da TI (Terra Indígena) Pataxó Comexatiba (Cahy-Pequi) no extremo sul da Bahia, protestam contra a morosidade na implementação de políticas públicas municipais nas comunidades. De acordo com lideranças das comunidades indígenas, desde o ano passado a Prefeitura de Prado (BA) não vem atendendo a reivindicação, cuja maioria das demandas são relacionada a área educacional.

A população indígenas deixou as aldeias por volta das 7h30 e chegou de ônibus nos arredores da Prefeitura do município por volta das 9h, percorrendo algumas ruas até adentrar no Paço Municipal. O trajeto da Aldeia Pequi até a sede do administração municipal é aproximadamente 35 km. Uma comissão dos indígenas estão sendo recebidos por representantes da administração municipal.

Segundo o ofício que será protocolado na Prefeitura de Prado e que O Foco teve acesso com exclusividade, as demandas apresentadas pelas Aldeias Pequi e Dois Irmãos são de inclusão de iluminação na área de acesso a escola e na área conhecida como de Josué. Outro pedido dos indígenas são realização de terraplanagem nos arredores da escola, onde são realizadas atividades de lazer e recreação dos alunos, além de cercar com tela a unidade escolar, assim como de acompanhamento de profissional para atendimento às crianças com necessidades especiais e seus familiares.

Na Aldeia Pequi, residem 75 famílias e 28 na Aldeia Dois Irmãos, segundo as lideranças locais. O cacique Caxixe da Aldeia Pequi gravou um vídeo informando da necessidade dos pedidos e o motivo da manifestação. Os indígenas também pedem um coordenador pedagógico, auxiliar de creche e educação infantil e apoio por parte da Prefeitura do município no envio de retroescavadeira e caminhão caçamba para reabertura de vias de acesso as comunidades.

“crianças indígenas pedem melhorias educacionais na TI”

A reportagem do O Foco entrou em contato com a Prefeitura de Prado na manhã desta quarta-feira para obter informações se as demandas das comunidades indígenas seriam atendidas pela administração municipal. Segundo a funcionária que atendeu a ligação, o prefeito do município, Gilvan da Silva Santos estava em viagem a Salvador. Nossa reportagem encaminhou os pedidos das Aldeias por WhatsApp da servidora, mas até o fechamento desta matéria não obtivemos retorno.

“Cacique cobra prefeito por promessas não cumpridas nas Aldeias”

As lideranças das comunidades indígenas de Prado afirmaram que esta manifestação pacífica seria com número reduzido de pessoas, mas em caso do poder público municipal não atender às demandas, nova manifestação será realizada com “ocupação” da Prefeitura e desocupação somente após as reivindicações serem atendidas.

A Terra Indígena Comexatiba (Cahy-Pequi) em Prado, segundo dados do ISA (Instituto Socioambiental) possui área de 28.159,86 hectares, e população superior a 700 habitantes.