Indicado por Lula, novo comandante do Exército é nomeado por Bolsonaro

“General Júlio César de Arruda assumirá o posto interinamente na próxima sexta”

José Carlos Bossolan

Foi publicado no Diário Oficial da União, nesta terça-feira (27/12), a nomeação do comandante do Exército escolhido pelo presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva. O ato da nomeação do general Júlio César de Arruda foi assinado por Jair Bolsonaro e pelo ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. O nome do oficial havia sido anunciado pelo futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro como comandante do órgão militar.

José Múcio, já anunciou os nomes dos futuros comandantes da Marinha, almirante de Esquadra, Marcos Sampaio Olsen e da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno. Kanitz deve assumir o comando na segunda-feira (2). O futuro ministro da Defesa ainda não informou quando Olsen começará no posto.

A antecipação da posse do comandante do Exército para dias antes da posse de Lula foi um acerto entre o governo atual e a equipe de transição o presidente diplomado. A avaliação feita por militares é de que diante do aumento de episódios de violência, é mais prudente que o Exército já esteja sob o comando do general escolhido por Lula, ainda mais pelo fato de Bolsonaro ter se “apropriado” da imagem da instituição, como se fosse uma organização política, mas a avaliação de oficiais é que as FFAA tem cumprido seu papel institucional, independentemente do chefe da Nação.

O critério de escolha para os comandos das Forças Armadas no Governo Lula é pelo tempo de antiguidade na instituição. A posse do general Júlio César de Arruda em caráter interino, será às 10h30 no Clube do Exército em Brasília. Já no dia 1 de janeiro, o oficial deverá ser nomeado como comandante da instituição.