Ilha conquista pelo segundo ano consecutivo, o título de Capital da Cultura de SP

Divisão de Comunicação

Em cerimônia realizada na nesta terça-feira (13/07), no Palácio dos Bandeirantes, o Governo do Estado declarou Ilha Solteira como “Capital Cultural 2021”. O título foi entregue ao prefeito Otávio Gomes (PSDB) e ao diretor de Cultura, Claudemir Alves de Almeida, pelo governador João Doria (PSDB), o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) e o secretário estadual de Cultura e Economia Criativa, Sérgio Leitão. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Carlão Pignatari (PSDB), também participou do evento.

Este é o segundo ano consecutivo que Ilha é considerada Capital da Cultura pelo Governo do Estado. No ano passado, o título foi concedido depois que a cidade venceu o edital da Virada SP e foi uma das quatro cidades do Estado que recebeu a edição 2020 do evento. Este ano, ele veio “pela excelência na cena artística e importância dada ao setor pela gestão municipal”.

“É uma conquista que mais uma vez reconhece nosso trabalho, principalmente as ações realizadas durante a pandemia. Agora, com a retomada da normalidade, fomos agraciados com outros convênios para que possamos ajudar, também, outros setores da cultura. É Ilha Solteira sendo destaque estadual e demonstrando que estamos no caminho certo” – disse o prefeito Otávio Gomes.

Convênios
No evento, Ilha também assinou três convênios com o Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, de projetos contemplados pelo programa #JuntosPelaCultura. lha Solteira é um dos 20 Municípios do Estado selecionados para receber a Virada SP Online, uma maratona cultural que contará a participação de artistas locais e diversas outras atrações. A cidade já recebeu diversas vezes a edição física do evento e foi a primeira cidade com menos de 100 mil habitantes a receber o evento.

Otávio Também assinou a adesão do programa Circuito SP, versão online do Circuito Cultural Paulista. 40 Municípios foram selecionados para execução de difusão virtual de apresentações artísticas em seus equipamentos culturais. Ilha recebe a versão física do evento há 11 anos e diversas vezes registrou recorde de público do programa.

O prefeito também confirmou a participação de Ilha Solteira no Programa Mais Gestão. 40 Municípios foram selecionados para participação em atividades de formação e troca de experiências, visando fortalecer a economia criativa paulista. Será a primeira vez que a cidade participará.