Hernani da Bahia quer Centro Municipal de Tratamento Médico Integrado do Espectro Autista em Andradina

“vereador apresentou proposituras para tentar implementar local”

José Carlos Bossolan

O vereador Hernani Martins da Silva – Hernani da Bahia, apresentou proposituras no sentido de implementação de Centro Municipal de Tratamento Médico Integrado do Espectro Autista em Andradina. Segundo o parlamentar, famílias são obrigadas a procurar centros em outras cidades.

“Pais, mães e cuidadores de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) sofrem dificuldades tanto para conseguir um diagnóstico de TEA quanto para ter acesso a toda a rede necessária de profissionais para colaborar com o desenvolvimento dos filhos. Muitas mães tiveram de se empenhar para encontrar instituições capazes de acolher e estimular seus filhos e até mesmo para encontrar uma clínica-escola capaz de acolhê-lo em um município fora de Andradina. Algumas famílias são obrigadas a procurar atendimento em Araçatuba, com custos por sessão estimados em até R$ 600,00” – justificou o vereador Hernani da Bahia.

Segundo o parlamentar, o problema da dificuldade em encontrar profissionais especializados e estruturas dedicadas ao tratamento do transtorno é que o diagnóstico precoce do autismo é crucial. “Quanto mais cedo o autismo é tratado, maior a chance de desenvolvimento da pessoa. Este Projeto de Lei nasce de uma necessidade atual da sociedade de Andradina para apoio a familiares e filhos autistas são invisíveis e não encontram solução para seus problemas. Não obstante, e dadas as circunstâncias atuais, com o inegável aumento da incidência de TEA, é necessário que os serviços públicos de atendimento em saúde, educação e assistência social sejam organizados e estruturados adequadamente para atender a demanda atual e a estimada para os próximos anos e décadas” – acrescenta Hernani da Bahia.

O vereador indaga se há estudos e planejamento visando à criação de Centro Municipal de Tratamento Médico Integrado do Espectro Autista, com esclarecimento das conclusões, medidas em estudo, custos estimados, fonte de recursos e prazos estimados para execução. Em caso negativo, Hernani pede que sejam adotadas providências para criação do centro.