“justificativa do vereador é devido alta demanda na UPA, que poderia ser evitada com cooperação”
José Carlos Bossolan
Por meio de requerimento, o vereador Hernani Martins da Silva – Hernani da Bahia, pede que a Prefeitura de Andradina, firme termo de parceria ou convênio com a Santa Casa de Andradina, para atendimento de urgência e emergência. O motivo seria de agilizar os procedimentos e evitar a liberação pelo sistema de regulação de vagas.
“Após contato com inúmeros munícipes, bem como profissionais da área de saúde, tomei conhecimento, de que afim de evitar o sistema Cross com a demora na liberação de leitos, garantindo aos munícipes andradinense em situação de problemas de saúde sendo emergência ou urgência. Com essa medida, poderia proporcionar um atendimento mais rápido com entrada dos pacientes direto pelo pronto atendimento da Policlínica para uma situação de urgência ou emergência. Considerando que a Santa Casa de Andradina conta com setor de diagnósticos por imagem de alta qualidade e excelência e profissionais especializados e treinados. Em situação de urgência e emergência dará ainda mais qualidade nos primeiros atendimentos, garantindo assim mais rapidez nas internações. Andradina há vários acidentes de veículos que por muitos vezes os pacientes necessitam de serem internados, realizarem exames e em alguns casos de intervenção cirúrgica e com os atendimento prestados pelo Pronto Atendimento da Policlínica poderia ser evitado a Central de Regulamentação de Vagas, agilizando os procedimentos médicos” – comentou o vereador.
Segundo Hernani da Bahia, há lapso temporal entre a liberação da vaga e início de atendimento especializado em casos mais graves. O vereador questiona se há estudos e planejamentos da gestão da saúde municipal visando firmar parceria (convênio) para atendimento de emergência e urgência pela Irmandade Santa Casa de Andradina pela porta de entrada do Pronto Atendimento da Policlínica, evitando a fila e demora do sistema CROSS (Central de Regulamentação de Oferta de Serviços de Saúde do Estado de São Paulo).
Durante a sessão desta segunda-feira (08/05), Hernani da Bahia usou a tribuna e cobrou mais investimentos na área da saúde – “A Prefeitura gastou R$ 600 mil na reforma da praça, na pintura da Guanabara, que só atrapalhou os comerciantes. É preciso não ficar só embelezando a cidade e sim investir mais na saúde dos andradinenses” – relatou o parlamentar.