Guilherme Piai é nomeado diretor-executivo do Itesp

“suplente de deputado federal deverá cumprir mandato de 2 anos frente a fundação”

José Carlos Bossolan

Foi publicado nesta terça-feira (31/01), o decreto de nomeação do ruralista e suplente de deputado federal, Guilherme Piai Filizzola para o cargo de diretor-executivo do Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo). Piai foi designado pelo governador Tarcísio de Freitas para cumprir mandato de 2 anos frente a fundação.

Ruralista de Presidente Prudente, Guilherme Piai foi candidato a deputado federal pelo partido do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) e obteve 63.190, ficando como suplente de deputado federal, dos 5 eleitos para a Câmara dos Deputados. Segundo fontes ouvidas por nossa reportagem, Guilherme Piai deverá deixar o atual partido e ingressar no PSD, de Gilberto Kassab, com o propósito de disputar a Prefeitura de Presidente Prudente em 2024.

Segundo dados do Itesp, 7.133 famílias estão assentadas sob jurisdição do órgão em 140 assentamentos e hortos florestais, distribuídos em 39 municípios das mais diversas regiões do Estado de São Paulo, além de ser o órgão responsável para conduzir a política fundiária do Estado de São Paulo.

Em suas redes sociais, Guilherme Piai se define com filho do Oeste do Estado de São Paulo, empreendedor, cristão e família. Crítico ferrenho do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terras) e da FNL (Frente Nacional de Lutas – Campo e Cidade), agora o novo diretor-executivo do Itesp terá de aprender a lidar com adversidades ideológicas, uma vez que o Itesp é responsável pela assistência técnica de assentamentos comandados pelo órgão, cuja maior concentração de assentamentos está na região do Pontal do Paranapanema.

Piai fez parte da equipe de transição do Governo de Tarcísio de Freitas. Na disputa pelo cargo, Piai ganhou apoio do secretário de Governo, Gilberto Kassab, que é “homem forte e de confiança do governador”. No dia 19 de novembro, o suplente de deputado fez uma postagem em rede social segurando uma arma com os dizeres – “Legítima defesa da família e patrimônio: direito é somente aquilo que ninguém pode lhe tirar!”.

Para desenvolver a função máxima do Itesp, Guilherme Piai estará subordinado ao regulamento da instituição, principalmente do Conselho Curador, que é um órgão superior deliberativo e de fiscalização, tem sua composição, atribuições, competências e formas de atuação previstas nos Estatutos e no seu Regimento Interno e é instância superior a diretoria executiva. O colegiado é formado por membros da sociedade civil e do estado.