Grafites dão vida aos pilares da ponte “Orestes Quércia” e contam a história da colonização japonesa em Pereira Barreto

Assessoria de Comunicação

Os pilares da ponte Orestes Quércia, da Estância Turística de Pereira Barreto, começaram a receber os grafites que retratam a história da colonização japonesa no município, suas crenças, tradições, esportes e cultura. No total, serão grafitados 20 painéis pelo artista Wesley dos Santos Santana, conhecido como Nim.

O projeto, denominado “Pilares da História”, é uma conquista do Departamento de Cultura, através do programa Arte Urbana do Governo de São Paulo. As cores vivas já chamam a atenção, atraindo e conquistando quem passa pelo local. Até o momento foram feitos 10 pilares. Nim acredita que o trabalho deva ser finalizado até o dia 20 de dezembro.

O diretor de Cultura, Mário Irikura, destacou que por ali navegam diariamente barcaças, barcos pesqueiros, lanchas, jet skys, caiaques e stand up paddle e esta é uma das possibilidades de apresentar arte para um outro público: os pescadores, que por ali ganham o seu sustento. “Este é um dos principais pontos positivos do projeto: oferecer o turismo náutico com uma galeria a céu aberto, onde serão expostos os painéis”, destacou.

Ter sido contemplado com o programa reforça ainda mais a importância da arte de rua, da arte urbana, que é incentivada no município e promovida junto à população, desde 2017. “As oficinas oferecidas pelo Departamento de Cultura a partir de 2017 aos artistas plásticos, além de dar vida e cor aos espaços e equipamentos culturais, foram uma forma de profissionalizar artistas que até então estavam invisibilizados e marginalizados perante a sociedade. A aceitação no Artes Urbanas reforça a relevância que esses artistas de rua representam para a história e a cultura do município”, completou Mário.

Grafite

O grafite é uma forma de arte contemporânea de características essencialmente urbanas. São pinturas e desenhos feitos nos muros e paredes públicos. Não é simplesmente uma pichação, mas uma expressão artística. Tem a intenção de interferir na paisagem da cidade, transmitindo diferentes ideias.

O artista

Wesley dos Santos Santana, 34 anos, conhecido como Nim é artista multimídia, ilustrador, designer, artista plástico e grafiteiro. Iniciou a carreira no grafite em 2015, sendo um dos precursores dessa expressão artística na cidade de Pereira Barreto.

Projetos e parcerias

– Aldir Blanc “Cores para Cultura” com a criação de 40 painéis a céu aberto na Praia Pôr do Sol e dois painéis no Projeto Guri.

– Projeto Criticart – oficina de grafite em escolas municipais de Pereira Barreto;

– Oficina de Grafite no CREAS para menores infratores;

– Oficinas Culturais Poiesis Mod. I

– Grafite (dois painéis na Casa da Cultura “Maestro Aristeu Custódio Moreira em Pereira Barreto);

– Oficinas Culturais Poiesis Mod. II

– Grafite (20 painéis a céu aberto na Praia Municipal Pôr do Sol de Pereira Barreto);

– Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (Revitalização através do grafite de um monumento 20x8m, réplica de um barco pirata localizado na Praia Pôr do Sol em Pereira Barreto;

– Secretaria Municipal de Turismo e Cultura (4 painéis no aquário municipal de Pereira Barreto).

Vida

Participa de diversos festivais do seguimento grafite buscando contato e vivências com novos artistas de todo Brasil. Também efetua pinturas em materiais recicláveis, colabora em exposições e fomenta a classe do grafite, tanto na formação quanto na profissionalização. Com estilo variado, foca seu trabalho em animais, personagens, figuras humanas, traduzindo sempre questões educativas, históricas, sociais e culturais.