FALA CONAFER: Elisa Araújo, prefeita de Uberaba-MG, fala do sucesso do +Pecuária Brasil

Secom CONAFER

Na tarde de ontem (quarta, dia 7) o podcast FALA CONAFER, recebeu para uma entrevista, em Brasília, a prefeita de Uberaba-MG, Elisa Araújo, o vice-presidente da Confederação, Tiago Lopes, e o coordenador técnico do +Pecuária Brasil, Carlos Vinicius. Uberaba é a capital mundial do Zebu, tem muita tradição na bovinocultura nacional, e é a sede da Alta Genetics, um player mundial da genética animal, empresa parceira da CONAFER no maior programa de melhoramento genético do Brasil, o +Pecuária Brasil. Elisa Araújo falou da importância do +Pecuária para o município, que já avaliou 1.167 animais, com o nascimento de 470 bezerros, enfatizando o impacto socioeconômico do programa para os pequenos produtores uberabenses

Uberaba é a sétima cidade mais populosa de Minas Gerais, o estado com mais municípios do país. A cidade tem grande destaque econômico entre os 853 municípios mineiros. Uberaba é a capital mundial do Zebu, tem muita tradição na produção de rebanhos de corte e leite, e é a cidade-sede da Alta Genetics, uma das empresas mais importantes do mundo na genética animal, e parceira da CONAFER no maior programa de melhoramento genético do Brasil, o +Pecuária Brasil.

Vista da bela cidade de Uberaba, onde o programa +Pecuária Brasil já avaliou 1167 animais, com o nascimento de 470 bezerros

Uberaba é a capital mundial do Zebu, tem muita tradição na produção de rebanhos de corte e leite, e é a cidade-sede da Alta Genetics, uma das empresas mais importantes do mundo na genética animal, e parceira da CONAFER no maior programa de melhoramento genético do Brasil, o +Pecuária Brasil.

Da esquerda para a direita, Tiago Lopes, vice-presidente da CONAFER; Camila Xavier, apresentadora do FALA CONAFER; a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, e o coordenador técnico do +Pecuária Brasil, Carlos Vinícius

Foi com este histórico de sucesso do programa em Minas Gerais, e mais especificamente em Uberaba, que os 3 convidados do FALA CONAFER falaram em conversa com a jornalista Camila Xavier. Ao ser perguntada sobre a importância da parceria entre a cidade de Uberaba e o +Pecuária Brasil no desenvolvimento dos pequenos produtores, a prefeita Elisa Araújo primeiro agradeceu a oportunidade de falar da cidade, dos trabalhos realizados, principalmente com pequeno produtor. Ao falar da CONAFER, ressaltou a importância da parceria, “fundamental para dar acesso ao melhoramento genético dos produtores. Uberaba é o berço do melhoramento genético, mas oportunizar isso aos pequenos é o que a CONAFER faz nessa parceria e que faz toda diferença”, lembrou a prefeita.

Camila Xavier perguntou à Elisa Araújo qual é o impacto econômico do +Pecuária em sua região, pois o programa já avaliou 1167 animais em Uberaba, com o nascimento de 470 bezerros.  A prefeita de Uberaba respondeu que “o impacto econômico ainda está sendo medido, mas vai aumentar as chances de ganho de cada pequeno produtor à medida que ele vai aumentando. Por isso, a gente está ampliando agora, fazendo a contratação, um plus, do primeiro passo do programa +Pecuária Brasil. E a gente vai continuar somando aí a potencialidade financeira dos pequenos produtores, dar oportunidade de fazê-los se tornarem grandes”.

Na sequência, Tiago Lopes, vice-presidente da CONAFER, falou sobre o +Pecuária Brasil e os 373 acordos de cooperação técnica assinados com as cidades mineiras, e que tem revolucionado a vida de milhares de produtores rurais em todo o país. Tiago Lopes lembrou de suas origens e da felicidade de levar o +Pecuária aos pequenos produtores mineiros: “é de suma importância, primeiro, eu não quero puxar sardinha para Minas por ser mineiro, mas o que eu fico mais feliz de tudo isso é saber que os prefeitos que os gestores municipais do Estado de Minas Gerais, por ser também o Estado de maior número de municípios, são os gestores que mais se preocuparam em levar algum benefício, levar um melhoramento para os agricultores familiares do Estado de Minas Gerais”.

Na continuidade, Tiago Lopes afirmou ver “com brilho nos olhos e em cada lançamento que eu vejo que Minas vem se destacando o crescimento do rebanho mineiro. A gente sabe que Minas Gerais tem uma bacia leiteira enorme. Então, se os nossos pequenos agricultores não tiverem acesso através da biotecnologia, a genética que hoje está disponível para os grandes pecuaristas do país, então eu fico preocupado porque se não existisse um programa igual o +Pecuária Brasil no país, os nossos agricultores familiares ainda que produzem carne e leite no nosso país, estariam na década de 70. Igual eu costumo falar nos lançamentos do +Pecuária, então eu só tenho a agradecer e na presença da nossa prefeita Elisa aqui de Uberaba, e agradecer a todos os gestores do Estado de Minas Gerais, que deram a credibilidade à CONAFER de estar deixando entrar no seu município e ter acesso aos agricultores familiares, levando essa biotecnologia tão importante para eles”.

O programa +Pecuária Brasil já chegou em mais de 3,5 mil cidades brasileiras

O veterinário Carlos Vinícius, coordenador técnico do programa, falou para Camila Xavier da assistência técnica oferecida aos produtores rurais das cidades mineiras: “o diferencial do +Pecuária, além do melhoramento genético, é levar conhecimento que não adianta uma biotecnologia, não adianta tecnologia sem assistência. Então, a CONAFER se preocupou com isso também. Então a gente busca sempre excelência, excelência nos insumos, excelência no material genético que vem da Alta Genetics, grande parceira nossa, que inclusive tem sede em Uberaba e também na equipe técnica, e que é diferencial, que apesar de ser um programa de melhoramento genético, a gente fala que é um programa multidisciplinar, porque um dos grandes gargalos da nossa pecuária, principalmente do pequeno produtor, é o não acesso ao conhecimento e fazer errado não porque ele quer, é porque nunca teve acesso ao conhecimento”.

Depois, a prefeita Elisa Araújo, falou da aceitação dos produtores rurais em Uberaba, da diferença que tem feito o programa na vida deles: “sem dúvida nenhuma, 38 produtores são participantes dessa primeira fase do programa +Pecuária Brasil e a gente teve em torno de 600 prenhezes. E a gente conseguiu trazer esse conhecimento, como o Shumacher (veterinário Carlos Vinícius) colocou, o conhecimento ninguém tira deles e isso fica como um grande legado desse programa e com certeza vai trazer muitas aberturas de portas aos nossos pequenos produtores. E a gente não pretende parar por aqui. Vamos continuar com o programa enquanto estiver prefeita. Espero que os próximos também continuem esse programa, com certeza.”

Em Uberaba está a sede da Alta Genetics, a líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, e parceira da CONAFER na criação e execução do programa +Pecuária Brasil

À Camila Xavier, Elisa Araújo finalizou “que mais do que fazer propaganda, são os próprios produtores que foram beneficiados com esse programa, nessa primeira fase, vamos contar pra você, produtor, como foi importante pra eles. Então, se você, produtor estiver interessado, procure a Secretaria de Agronegócio por meio dos nossos telefones do site da prefeitura também e acesse as informações, faça a sua inscrição e participe do programa +Pecuária Brasil, que com certeza vai abrir muitas portas e vai fazer a diferença na sua vida”.