Exposição fotográfica “Rios e Lagoas Paulistas” computa mais de mil acessos no formato online

Assessoria de Imprensa

Desde que a Exposição Fotográfica “Rios e Lagoas Paulistas: vida e arte sob a arte da fotografia”, foi lançada no formato online o site já recebeu mais de mil visitas. Alunos da rede estadual de ensino, público alvo principal da exposição, têm acessado e participado com envio de formulários de considerações sobre a exposição.

Com apoio das direções, coordenadores e professores de artes, as escolas estaduais de Itapura (Dr. Paulo Grassi Bonilha), Ilha Solteira (Urubupungá), Pereira Barreto (“Coronel Francisco Schimidt, ”Mitsusada Umetani”) e Sud Mennucci (Cícero Castilho Cunha) divulgaram o site da exposição, www.rioselagospaulistas.com.br, possibilitando o acesso e interação dos alunos.

Antes do início da pandemia a exposição esteve presencialmente nos municípios de Andradina e Castilho. Ainda faltam aderir a exposição as escolas estaduais dos municípios de Valparaiso, Santa Fé do Sul, Presidente Epitácio e Panorama.

De autoria do repórter fotográfico Moisés Eustáquio Oliveira, do Jornal Impacto em Andradina, a exposição foi selecionada entre mais de 200 projetos de todo o estado de São Paulo pelo Programa de Ação Cultural – PROAC – “Concurso de Apoio a Projetos de Produção de Exposições Inéditas de Artes Visuais no Estado de São Paulo” – da Secretaria de Estado da Cultura.

A mostra retrata as belezas naturais de rios e lagos do interior paulista como Tietê, Paraná, do Peixe, São José dos Dourados e Aguapeí (Feio) com 50 fotos da exuberante fauna e flora das margens destes. Além do autor, a equipe do projeto é formada ainda pelo curador Fernando Magno, Angélica Duro (produção) e Ygor Oyo Oliveira (comunicação e arte digital).

AUTOR E NOVO TRABALHO

O repórter fotográfico Moisés Eustáquio atua há mais de trinta anos na imprensa regional, é tricampeão no concurso fotográfico da Angel Foto e Revista Fotografe Melhor de SP, com os temas “Árvores Frutíferas” em 2015; “Cores da Natureza”, em 2017 e “Paisagem do Mundo”, em 2018. Já realizou várias mostras em Andradina e cidades vizinhas.

Em julho desse ano o fotógrafo deve lançar seu primeiro livro “Rios do Oeste”, focando o potencial dos rios do extremo noroeste paulista. Este novo trabalho e incentivado pelo ProAC ICMS – modalidade do programa de fomento paulista que funciona por meio de patrocínios incentivados e renúncia fiscal.

Para ter acesso aos recursos disponíveis, os artistas, grupos ou produtores devem submeter seus projetos à análise de uma comissão especializada, que avalia requisitos como relevância artística e adequação da proposta orçamentária.