Empresa de logística coloca primeiro caminhão 100% elétrico para rodar em São Paulo

“Dirigido por uma mulher, veículo vai deixar de emitir 30 toneladas de CO2 por ano. Além disso, Luft Logistics estima reduzir em 6 vezes as despesas com manutenção”

Agência de Notícias da Indústria

Economia de baixo carbono, energia limpa, indústria verde… Esses termos estão cada vez mais presentes no plano de negócios das empresas brasileiras, que são peças fundamentais para que o Brasil consiga atingir as metas de sustentabilidade previstas em acordos internacionais e, é claro, para que os brasileiros tenham mais qualidade de vida.

Neste começo de ano, mais uma empresa brasileira deu o pontapé inicial em direção a essa pauta. A operadora de logística Luft Logistics colocou para rodar nas ruas de São Paulo o seu primeiro caminhão 100% elétrico. Se você tá se perguntando por quê isso é importante, pensa aqui comigo: de nada adianta ter um produto sustentável se o restante da cadeia de produção, como o transporte dessa mercadoria, não for sustentável também, não é mesmo? Então!

Com autonomia de 200 km, o veículo consome, em média, R$ 25 em energia elétrica a cada 100 km. A capacidade total é de 4 toneladas de carga líquida e o modelo tem luzes de LED diurnas e câmera de ré. Por não emitir nenhum poluente, o caminhão não precisa seguir o esquema de rodízio de São Paulo e pode rodar todos os dias nas vias urbanas da cidade e na região metropolitana. A base de recarga do veículo foi instalada na matriz da empresa, em Itapevi (SP).

Esse caminhão não tem várias coisas: câmbio, radiador, filtro de ar, de óleo e de combustível, sistema de escapamento, correias, bico injetor ou bomba de injeção. E acredite, nenhuma dessas partes faz falta. O resultado é um custo de manutenção até 6 vezes menor que o de um veículo térmico equivalente. Por ano, esse modelo de veículo elétrico deixar de emitir 30 toneladas de gás carbônico na atmosfera, que é a média de emissões por caminhões a diesel.

“O início das operações com veículos elétricos é um importante passo de sustentabilidade no desenvolvimento das nossas atividades”, declara Angélica Nogueira, Diretora de Serviços da Luft Healthcare.

O futuro chegou de caminhão e quem dirige é uma mulher

Para dirigir essa máquina sustentável, a escolhida foi a motorista Edna Leite, funcionária da Luft há 8 anos. Ela passou por um curso de direção específico para o modelo de caminhão.

Logística é fundamental pra produtos carbono zero

Para viabilizar o projeto, a Luft Logistics trabalhou em parceria com o laboratório farmacêutico e de dermocosméticos francês Expanscience. Por enquanto, o veículo vai compor a frota da Luft Healthcare, transportando produtos da Expanscience, mas a empresa pretende expandir a frota, desde que consiga fontes renováveis para abastecimento e que as distâncias não sejam muito longas, por causa da necessidade de recarga a cada 200 km.

O diretor Financeiro do Laboratories Expanscience no Brasil, Lucas Leal Chaves, lembra que a parceria também é um passo importante para a empresa alcançar uma meta traçada com a marca de dermocosméticos Mustela. “Estamos muito felizes com este projeto de sustentabilidade em parceria com a Luft Healthcare. Buscamos ações com impacto positivo na sociedade e no meio ambiente e este lançamento está totalmente alinhado ao propósito, assim como ao nosso compromisso de carbono zero até 2030 com a marca Mustela”, afirma.