“instalações visam proporcionar maior desenvolvimento às crianças”
José Carlos Bossolan
A vereador Elaine Vogel apresentou requerimento solicitando informações sobre a construção de sala de integração (sensorial) nas escolas municipais para crianças com TEA (Transtorno Espectro Autista). A parlamentar argumenta que tanto a lei como profissionais e pais de alunos, indicam que estrutura melhora o desenvolvimento dos alunos.
“Estive recentemente conversando com pais e professores de alunos e ouvimos que a construção destas salas de integração, proporcionaria maior desenvolvimento para às crianças com Transtorno Espectro Autista. O autismo é uma disfunção global de desenvolvimento, e uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socializar (estabelecer relacionamentos), de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente) e a construção dessas salas seria primordial para o desenvolvimentos destas crianças” – justificou Elaine Vogel.
A vereadora argumenta que a Lei 12.764/12, determina que as crianças portadoras do TEA têm direito ao acesso à educação e ao ensino profissionalizante, reiterando que as salas de integração sensorial contribuem para o desenvolvimento dos alunos.