Duas pessoas em isolamento social devido a Covid-19 foram barradas na porta de um supermercado

Assessoria de Comunicação

A equipe de fiscalização, através dos Agentes da Vigilância Sanitária, Agentes de Vigilância em Saúde e Fiscais de Obras, Postura e Tributos da Prefeitura da Estância Turística de Pereira Barreto, com o apoio a Polícia Militar e de uma equipe operacional, realizou neste final de semana de feriado prolongado mais uma ação intensiva de fiscalização.

O trabalho foi feito em dois turnos diários com horários ininterruptos, com o objetivo de acompanhar com mais precisão se todos estavam seguindo ao Decreto Municipal 5688 de 01 de julho de 2021, o qual acata as medidas do Plano do Governo do Estado de São Paulo com critérios mais restritivos. O decreto segue em vigor até o próximo dia 15.

Foram fiscalizados todos os comércios da cidade verificando se havia atendimento ao Decreto Municipal, orientando e notificando os comércios para que atendessem as normas vigentes. Houve atendimento de 15 denúncias de aglomeração, 11 delas foram apenas notificadas, quatro receberam auto de infração devido a irregularidade. Segundo os agentes, os responsáveis desses locais não colaboraram com a fiscalização.

Houve ainda o monitoramento das pessoas que estão em isolamento social. Os profissionais registraram dois casos de isolados que tentaram entrar em um supermercado da cidade. Elas foram barradas pela equipe de saúde que fazia a fiscalização no local. Os responsáveis foram autuados e, por ser crime, o caso foi encaminhado ao jurídico da Prefeitura Municipal para encaminhamento à Promotoria de Justiça.

A equipe ainda fiscalizou as quadras e campos de futebol. Em alguns deles haviam grupos de pessoas gerando aglomeração. Com a chegada da equipe todos se evadiram. Outra situação que foi recorrente foi a aglomeração no Tablado da Praia Municipal e no Porto Municipal que também foi dispersada com a chegada da fiscalização.