Doria autoriza tomógrafo no AME de Andradina

“O aparelho proporciona aos médicos uma visão fiel do esqueleto, dos pulmões e das vias aéreas”

Assessoria de Imprensa

O governador João Dória, através da Secretaria Estadual de Saúde, autorizou a instalação de um aparelho de tomografia computadorizada no Ambulatório Médico de Especialidades de Andradina.

A tomografia computadorizada é, de maneira bem simplista, uma espécie de raio-x que enxerga em 360 graus. Por isso, o exame gera imagens em fatias, que podem ser analisadas de qualquer ângulo. De resultado rápido, é utilizado tanto para emergências quanto para o diagnóstico de lesões ortopédicas e na investigação de doenças, como câncer e AVC.

Os aparelhos de tomografia computadorizada mais modernos, como o que será instalado no AME de Andradina, capta imagens detalhadas que reconstroem tridimensionalmente partes do corpo e dão aos médicos uma visão fiel do esqueleto, dos pulmões e das vias aéreas, o que possibilita identificar lesões características do Covid-19 que aparecem com precisão nas imagens, na região do tórax.

Essa é uma alternativa aos testes convencionais, pois através dela já é possível tomar providências com antecedência, como isolar o paciente até ter a confirmação do diagnóstico. Uma ação assertiva do Governador do Estado de São Paulo, que vem estudando e colocando em prática, procedimentos eficazes, que tem evitado piora de casos e possíveis óbitos.

O aparelho estará à disposição do corpo clínico, já no início das atividades do Hospital de Campanha, programadas até o fim do mês de março. Posteriormente, em um legado deixado por Dória, o AME de Andradina passará a oferecer aos pacientes do município e região, mais essa especialidade tão rara em hospitais.