“Coletores da Conservita e professores demonstraram importância da reciclagem”
José Carlos Bossolan
Na manhã desta quarta-feira (31/05), alunos da creche do Conjunto Habitacional Quinta dos Castanheiras em Andradina receberam a visita dos coletores de materiais recicláveis da empresa Conservita Gestão Ambiental, que é a responsável pela coleta dos materiais, e destiná-los a cooperativa de reciclagem.

Com apoios das professoras, as crianças puderam fazer a entrega dos materiais coletados para a empresa, acondicionados nos sacos verdes classificados como materiais reciclados. ” Antes de mais nada, gostaríamos de agradecer os professores e funcionários da creche pela iniciativa. Esta ação contou com total apoio das professoras da creche do Castanheiras, que demonstraram a importância da reciclagem dos materiais. Se nossas crianças aprenderem desde pequenos a importância da coleta seletiva, da destinação correta dos materiais reutilizáveis, com certeza no futuro teremos menores danos e impactos ambientais” – comentou o diretor da Conservita, Márcio Rossi.
Segundo o diretor da empresa, apenas 5% dos resíduos domiciliares tem a destinação para a coleta seletiva. “Muitos materiais que poderiam passar pelo processo de reciclagem, acabam tendo como destinação o lixo comum. O material reciclável que coletamos nos domicílios de Andradina, são destinados para a cooperativa de reciclagem, que fazem o processo de separação e processamento dos materiais na usina de reciclagem. São 35 famílias que obtêm o seu sustento com beneficiamento desses materiais de forma direta, dando destinação correta para os materiais que não irão degradar o meio ambiente” – acrescenta Mário Rossi.
Em Andradina, são coletados de resíduos sólidos domiciliares algo em torno de 13 mil toneladas de materiais das residências da área urbana do município mensalmente, mas 95% de todo o material é destinado ao aterro sanitário. Grande parte dos itens coletados como lixo comum, poderiam ter a destinação para a reciclagem, se fossem separados e acondicionados em sacos separados do lixo e material orgânico.
Os coletores da coleta seletiva da Conservita percorrem todos os bairros de Andradina, recolhendo os materiais e entregando aos cooperados da usina de reciclagem, cujos cooperados são responsáveis pelo processo de separação e reciclamento dos objetos recolhidos. Outro problema, é a violação e furto de materiais dos sacos verdes da reciclagem, por catadores informais, que aproveitam a campanha para se apropriar dos materiais que teriam a cooperativa como destinatário.