COOPGINGER É CONAFER: após se associar à Confederação, cooperativa capixaba recebe os primeiros selos de qualidade do Mapa

Secom CONAFER

A CONAFER obteve mais duas grandes vitórias recentemente: colocar a COOPGINGER no seu quadro de associados, e já em sua primeira ação como parceira, atuou pela certificação da cooperativa com os Selos-Produtos Juventude, Mulher e Agricultura Familiar em 16 cultivos comercializados. O principal deles é o gengibre, cultura principal para mais de mil famílias desta região do país, e que não por acaso, comandam o maior volume de exportação brasileira desta raiz com grande uso industrial e muito consumida no mundo todo . A associada é formada por 30 famílias de agricultores familiares, dos municípios Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá e Domingos Martins, cidades que formam um verdadeiro Triângulo do Gengibre no Estado do Espírito Santo. Criada no final de 2021, tem como objetivo a profissionalização dos produtores para ampliar a sua atuação comercial, oportunizando vendas nos mercados interno e externo

“O apoio da CONAFER colabora para o fortalecimento nas relações comerciais, trazendo profissionalização e infraestrutura para o crescimento da Cooperativa”, afirma Leonarda Maria Plaster, presidente da COOPGINGER

Com total apoio da CONAFER, a associada COOPGINGER, que tem como produto principal o gengibre, recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), nesta terça-feira, 15 de fevereiro, os selos Nacional de Agricultura Familiar (SENAF), Juventude e Mulher, nos 16 produtos comercializados pela Cooperativa. O selo atesta o cumprimento de requisitos de qualidade quanto a origem e forma de produção de cada item agrofamiliar, assegurando sua rastreabilidade por meio do QR Code e do número de rastreio gerado, o que garante mais confiança para o consumidor.

Receberam o selo além do gengibre, as culturas de repolho, cenoura, milho verde, cará, açafrão, beterraba, inhame, couve, berinjela, batata doce, mexerica, pepino, banana nanica, rabanete e aipim. A certificação de origem destaca a qualidade do cultivo e agrega muito mais valor ao produto, o que permitirá aos cooperados um incremento da lucratividade de 30 a 50%, principalmente no mercado internacional, que é mais exigente em relação às informações prestadas sobre a origem do gênero e o seu histórico de produção.

A região serrana capixaba, onde se encontram os três municípios integrantes da COOPGINGER, possui cerca de mil agricultores familiares que cultivam o gengibre, sendo considerada a maior produtora desta cultura no país, respondendo por 90% da produção do rizoma no estado. O clima mais ameno e o solo arenoso, rico em matéria orgânica, estão entre os fatores responsáveis pelos altos índices de produtividade da raiz, além do seu ciclo produtivo peculiar: sua produção tem início sete meses após o plantio e a planta pode permanecer por até dois anos na terra, sem perder a qualidade.

Introduzido no Brasil pelos portugueses durante o século XVI, o gengibre é uma raiz de origem asiática bastante utilizada pelas indústrias de culinária, cosméticos, bebidas e medicamentos em todo o mundo. Desde o início da pandemia da covid-19, houve um aumento pela procura deste gênero no mercado nacional, fato atribuído às suas propriedades anti-inflamatórias, anti-hepatotóxicas e antipiréticas, que auxiliam no tratamento da rouquidão, inflamação da garganta, asma, bronquite, dor de cabeça, náusea e vômitos.

“Mais uma certificação feita pela CONAFER, agora para COOPGINGER e mais 30 associados, com selos do Mapa: Juventude, Mulher e Agricultura Familiar para 16 produtos”

Apenas para a produção do gengibre, os cooperados da COOPGINGER destinam juntos 30 hectares de suas propriedades, com uma estimativa de colheita, para este ano de 2022, de 150 toneladas, a serem vendidas em sua maioria no comércio internacional, para países como Estados Unidos, Indonésia, China e Itália. Cada agricultor disponibiliza em média 1,5 hectare, em meio a produção de outros cultivos como batata doce, açafrão, inhame e cará, diversificando a produção e trazendo mais renda e desenvolvimento econômico.

Segundo a presidente da COOPGINGER, Leonarda Maria Plaster, “a nossa estimativa é crescer para atender à crescente demanda de mercado pelo nosso produto, e estendendo nossa atuação a outros cultivos a serem destaque em âmbito nacional. Com esse intuito, o apoio da CONAFER colabora para o fortalecimento nas relações comerciais, viabilizando maior profissionalização e infraestrutura para o crescimento da Cooperativa, com resultados satisfatórios, pautado em valores de ética e sustentabilidade com a natureza, e valorização da produção agrofamiliar brasileira”.

Mais informações sobre a COOPGINGER podem ser obtidas pelo WhatsApp e telefone: (27) 99911-6502.