Cooperativa “Canteiro Agrário” inicia Programa PAA e distribui mais de 2 mil kg de produtos da agricultura familiar

“cooperativa com sede no assentamento Timboré tem abastecido a mesa de diversas famílias da região”

Divulgação

Nessa segunda-feira (08/05), a Cooperativa de Produtores e Negócios da Agricultura Familiar de Andradina “Canteiro Agrário”, em parceria com ITESP, (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Secretaria de Assistência Social, Fundo Social e Secretaria de Agricultura do município de Andradina deu início ao PAA (Programa de Aquisição de Alimentos), do Governo Federal, por meio de convênio com a CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento).

Mais de 2 mil kg de produtos foram entregues pelos cooperados e organizados em “Kits”, contendo banana, coco, mandioca, alface, couve, abóbora, limão siciliano, limão cravo e mamão. Ao todo foram distribuídos 500 Kits para usuários do CRAS I, II, III e IV, além das entidades Asilo, CAMOR, Recanto do Senhor Jesus, SAICA e CCI.

“Estamos felizes com a volta do PAA porque ele tem dois grandes objetivos: fortalecer o produtor no campo, estimulando a produção e garantindo a oportunidade de comercialização, e na outra ponta levar alimentos saudáveis para famílias com baixa renda e entidades assistenciais” – comentou José Marcelino Cafeo, presidente da Cooperativa.

A previsão de entregas dos produtos PAA poderão ocorrer semanalmente ou quinzenalmente de acordo com a produção no campo. Segundo a secretária de Assistência Social, Silvana Silva, “a parceria com a Cooperativa, com a CONAB, vem em uma ótima hora, pois existe uma grande demanda de alimentos na Assistência e no Fundo Social. Temos feito campanhas, promoções para arrecadações, mas toda parceria soma aos nossos esforços em garantir alimentos às famílias que necessitam. E os nossos produtores estão de parabéns pela qualidade e cuidado com os produtos que trouxeram hoje”.

Para o CEO da Canteiro Agrário e diretor executivo da entidade, Fernando Magno, o desenvolvimento das ações são reflexos de conjuntos de apoios governamentais que a cooperativa vem recebendo – “junto com os nossos produtores, temos encarado o desafio de produzir e comercializar a produção da agricultura familiar. Estamos avançando porque entendemos que é preciso atuar de forma cooperada e com parcerias. Além do respaldo do prefeito Mario Celso, que enxerga a importância do cooperativismo, temos o grande parceiro ITESP, que tem sido fundamental na nossa caminhada”.

Fernando Magno ainda, destacou o empenho dos técnicos José Roberto Marques e José Luiz Nogueira, do Governo Municipal por intermédio das Secretarias de Governo, Administração, Fazenda, em especial a Secretaria de Educação, que “vem priorizando a aquisição de alimentos local para a merenda escolar. A parceria com a Secretaria de Agricultura que possibilita equipamentos para a produção e apoio logístico no escoamento de produtos, e agora com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. No privado, a parceria importantíssima com o Parque Acqualinda que estabeleceu exclusividade com os produtos da nossa agricultura familiar. Acreditamos ser essa uma estratégia sólida de crescimento e em um momento como esse temos que lembrar daqueles que caminham conosco” – concluiu, Fernando Magno, diretor executivo da Cooper “Canteiro Agrário”.