Departamento de Comunicação
Foi realizada no sábado (28), na Casa da Cultura, a Conferência Regional de Juventude da Macrorregião de Araçatuba. O evento contou com a participação ilustre do coordenador de Políticas Públicas para a Juventude do Estado de São Paulo, Júlio Borges. Um grande público esteve presente para participar e prestigiar o evento, principalmente de jovens de Ilha Solteira, como também de várias cidades da região como Pereira Barreto, Itapura, Sud Menucci, Buritama e Suzanápolis.
Compuseram a mesa de autoridades o secretário de Governo, Rodolfo César Martins, representando o prefeito Otávio Gomes, o presidente da OAB, dr. Fábio Corciolli, o presidente da ACEIS, Indalécio Lima, a coordenadora geral da Legião Mirim, Floripes Antiqueira, o cabo Maycon, representando o capitão André Caldeira da PM, a dirigente Regional de Ensino, Nádia Marques Pereira e o coordenador Estadual da Juventude, Júlio Borges.
A programação da Conferência começou com o credenciamento dos participantes e em seguida foi a abertura oficial, onde formou-se a mesa de autoridades e na sequência seus pronunciamentos. Logo após, foram formados grupos de trabalhos que discutiram 12 eixes temáticos propostos que geraram várias propostas de políticas públicas para os jovens. Também ocorreu a Eleição de Delegados e em seguida o encerramento oficial da Conferência Regional.
Segundo o organizador do evento, o diretor do Departamento da Juventude, Fernandes Ferraz ‘o Amarelinho’, as propostas da Conferência Regional da Macrorregião de Araçatuba que foi realizada em Ilha Solteira, e que abrangeu questões regionais da área da juventude, também farão parte da 4ª Conferência Estadual e da etapa da 4ª Conferência Nacional da Juventude.
Outro fato importante que é bom mencionar, segundo o diretor, é a representatividade que Ilha Solteira tem hoje, já que o prefeito Otávio Gomes é o coordenador da Juventude da Macro Região de Araçatuba.
Recursos para desenvolvimento de políticas públicas no município
Além das várias questões e propostas que foram discutidas e debatidas pelos grupos de trabalho no evento, e que serão encaminhadas para se juntarem às propostas do estado e nacional, também teve uma ótima notícia com o anúncio feito pelo coordenador Estadual da Juventude, Júlio Borges, sobre um recurso de R$ 200 mil para a área da Juventude do município, para investimento em políticas públicas em ações para os jovens.
“Várias Conferências Regionais estão sendo realizadas em todo o Estado de São Paulo, e o evento de Ilha Solteira é o maior em adesão de jovens e participantes, até o momento. A participação dos jovens do município foi muito grande e até nos surpreendeu. Além disse tudo, a notícia de que vamos receber mais R$ 200 mil reais para ações voltadas para a juventude do município, foi um dos destaques deste grande evento realizado em Ilha Solteira’, disse Amarelinho.