Secom CONAFER
Nas próximas semanas, uma Unidade Móvel Flutuante da Previdência Social, PREVBarco, estará levando atendimento, perícias médicas e avaliações assistenciais aos indígenas amazonenses em 48 comunidades diferentes. Uma parceria entre o INSS, a CONAFER e a Associação Xorómawë vai viabilizar esta grande operação pelo imenso Rio Negro. A cada parada, os serviços da previdência serão disponibilizados às aldeias. A Secretaria Nacional de Políticas de Fomento da Amazônia Legal da CONAFER, comandada pelo secretário Silas Vaz, estará com uma equipe junto com a Xorómawë, sediada em Barcelos e dirigida por Rui Macedo, o Leno, da etnia baré. Há mais de 20 anos o PREVBarco do INSS atende à população ribeirinha na região amazônica. Também serão distribuídos mais de mil brinquedos para as crianças indígenas ao longo do percurso. A embarcação percorre as comunidades a partir do porto de Manaus, oferecendo os mesmos atendimentos de uma agência fixa do INSS, concedendo benefícios como auxílio-doença, aposentadorias, pensão por morte, benefício assistencial ao idoso e ao deficiente (BPC) e salário maternidade
Levar previdência aos indígenas amazonenses faz parte da missão da CONAFER. Esta conexão com os yanomami e outras etnias da Amazônia já foi iniciada há algum tempo, e agora ela segue por um dos maiores rios do mundo, o Rio Negro. Esta ação da Confederação, Associação Xorómawë e INSS é fundamental.
O PREVBarco ao ancorar nas comunidades indígenas é o meio de entregar os serviços de previdência, como: aposentadoria por idade (urbana e rural); aposentadoria por tempo de contribuição; pensão por morte (urbana e rural); salário maternidade (urbana e rural) e amparo à pessoa idosa.
As Unidades Móveis Flutuantes da Previdência Social, os PREVBarcos, realizam as mesmas atividades de uma agência física da Previdência Social. Além dos atendimentos, há uma sala para perícias médicas e outra para avaliações dos benefícios assistenciais. A estrutura dos barcos permite o acesso a locais isolados, ampliando o alcance do atendimento, evitando que ribeirinhos tenham que navegar por longas distâncias. Nesta nova incursão pelo Rio Negro, o PREVBarco do INSS vai levar os serviços da previdência para 48 aldeias e comunidades ribeirinhas.
Em 20 anos, mais de 600 mil ribeirinhos na região amazônica já foram atendidos. Ao chegar em uma comunidade, os ribeirinhos levam os documentos pessoais e o comprovante de residência para serem atendidos. O PREVBarco foi a primeira embarcação civil do Governo Federal a levar serviços aos rios da Amazônia.
Veja as comunidades que serão assistidas pelo PREVBarco do INSS:
Comunidade de Tapera Rio Padauiri
- Comunidade São Luiz
- Comunidade Cumaru
- Comunidade Boa Vista
- Comunidade São Lázaro
- Comunidade Santa Inês
- Comunidade Ponta da Terra
- Comunidade São Joaquim
- Comunidade Canafé
- Comunidade São Francisco
- Comunidade Floresta
- Comunidade Tapera
- Comunidade Acuacu
- Comunidade Nova Jerusalém
- Comunidade Cauburiz
- Comunidade Dom Pedro Segundo
- Comunidade Manacauaca
- Comunidade Piloto
- Comunidade Santa Elena
- Comunidade Alalau
- Comunidade Bacabal
- Comunidade Jaqueira
- Comunidade Romão
- Comunidade Elesbão
- Comunidade Terra Preta
- Comunidade Bacuquara
- Comunidade Bulixu
Aldeias indígenas yanomami
- Aldeia Bandeira Branca
- Aldeia Paraná
- Aldeia Monopi
- Aldeia Castanha
- Aldeia Uahima
- Aldeia Pahana
- Aldeia Lahaka
- Aldeia wuharu
- Aldeia Katakata
- Aldeia Águas Vivas
- Aldeia Lajinha
- Aldeia Ajuricaba
- Aldeia Cachoeira do Aracá
- Aldeia Katanapwuei
- Aldeia Xihopi
- Aldeia Komixi
- Aldeai Terra Alta
- Aldeia Novo Demeni
- Aldeia Xerepwuei
- Aldeia Weteexipi
- Aldeia Xiroxibi
- Aldeia Tararapwuei
É importante registrar também que nesta ação do PREVBarcos do INSS, a CONAFER e a Associação Xorómawë vão distribuir mais de 1 mil brinquedos para as crianças indígenas das 48 aldeias e comunidades ribeirinhas ao longo do Rio Negro.