CONAFER INICIA O MAPEAMENTO DE SUA REDE DE ARTESANATO

“Secretaria de Cultura da CONAFER realizou o Encontro Nacional de artesãos e artesãs com a presença de mais de 40 participantes de todo o Brasil”

Da Redação

“Temas importantes como autonomia na utilização de matéria-prima natural, produção e escoamento de estoque, atualmente estagnado devido à diminuição das vendas, foram amplamente debatidos. Durante a atividade, foi relatado que a comercialização das peças, é tradicionalmente realizada de forma presencial por ateliês e comunidades e que, diante da pandemia, esta atividade foi reduzida drasticamente. Outra necessidade bastante destacada pelos artesãos é a de que a grande maioria dos e produtores e produtoras não têm experiência para realizar vendas online, não mantndo fluxo de envio de produtos por meio de transportadoras ou mesmo correios, e neste contexto a CONAFER irá criar mecanismos para ajudar esses profissionais” – relatou o presidente da CONAFER, Carlos Lopes.

Com as secretarias de Agroecologia, Povos Quilombolas, Assuntos Estratégicos de Povos Indígenas e FAFERMA/CONAFER, o público presente ao encontro teve a oportunidade de conhecer mais sobre o trabalho e projetos que nossa Confederação desenvolve no apoio à agricultura familiar, junto aos seus afiliados e colaboradores.

A Secretaria Nacional de Cultura mantém um grupo virtual para continuidade das trocas de conhecimento, divulgação de oportunidades e geração de novos negócios, e que está aberto para novos participantes. “Conhecemos grandes trabalhos artesanais por esse país, e é o momento de levarmos esses artesanatos para o conhecimento do público, e diante dos problemas relatados, estaremos alocando alguma ferramenta para que ocorra a comercialização dos artesãos com os consumidores, garantindo o pagamento dos produtos e entrega dos mesmos aos compradores” – destacou Carlos Lopes.

Para fazer parte da rede de artesãos e artesãs da CONAFER, basta acessar o endereço: https://bit.ly/zapartesanatoconafer

O ponto central do evento foi destacar o início da construção de uma rede de artesãos ligados à CONAFER, e que deve seguir reforçando o empreendedorismo e ampliando a relação com a Frente de Artesanato. Além de vários artesãos e empreendedores, participaram do encontro os secretários da CONAFER das áreas de Cultura, Marcelo Ricardo, de Agroecologia, Jéssica Araújo, de Quilombolas, Akin Ogun, de Tradições Indígenas, Alessandro Santos da Cruz, Assuntos Indígenas, Júnior Xukuru, além de Erika Lopes, presidente da Federação do Maranhão, a FAFERMA.

Nos eventos serão programados para que a CONAFER possa estar ouvindo mais demandas desses profissionais, além dos artesanatos confeccionados por cada região do país.