Comitê de combate à Covid-19 mantém regras da Fase Laranja do Plano SP

 

“Apesar disso, a Ronda Sanitária será intensificada e a PM será acionada sempre que houver aglomerações e desrespeito às regras do Decreto Anti-Covid em vigor”

Assessoria de Comunicação

CASTILHO – O Comitê Municipal de Enfrentamento e Combate ao Coronavírus se reuniu na tarde desta terça-feira, 26, para definir se Castilho adotará as mesmas medidas preventivas da fase vermelha do Plano SP nos finais de semana e feriados, seguindo exemplo do Governo Estadual.

Pela unanimidade dos votos, o Comitê decidiu manter em vigor o Decreto Municipal Nº 6359, expedido pelo prefeito Paulo Boaventura no último dia 21 de janeiro de 2021. No entanto, o Comitê decidiu que irá intensificar a fiscalização por parte da Ronda Sanitária, com apoio dos Policiais Militares à serviço do Município através da Atividade Delegada.

O assessor de Assuntos Institucionais da Prefeitura, Jamil Kassab, que acompanhou a reunião do Comitê, disse que o aumento em 30 novos casos suspeitos de contaminação registrados desde o Boletim Epidemiológico divulgado na semana passada, justifica a decisão do colegiado, que fundamenta suas decisões em definições técnicas e científicas.

O advogado também aproveitou para reforçar o pedido de conscientização por parte de todos os comerciantes e cidadãos do município no cumprimento do Decreto Municipal.

“O número de casos está aumentando em todo o Estado e região. Por isso mesmo, o governador endureceu as medidas e recomendou que os demais municípios paulistas fizessem o mesmo. Entendemos que o comércio local é um dos maiores prejudicados pela pandemia e o Comitê não fechou os olhos para esta realidade. Mas, agora precisamos que todos tratem o assunto com a máxima seriedade para que não precisemos tornar as regras mais rígidas. Por isso, se você é comerciante, respeite as medidas de horário, limite de público e forma de atendimento determinadas para seu estabelecimento pelo Decreto 6359. Não permita que seus clientes e funcionários entrem no comércio sem máscaras. Disponibilize o álcool em gel e contenha as aglomerações, respeitando o limite de público. Se cada um de nós fizer a nossa parte, venceremos esta crise mais facilmente. E lembre-se: o vírus é mortal e apesar das vacinas disponíveis, ainda não existe cura!”

Em resumo, a decisão do Comitê resultará numa ação mais severa por parte da vigilância e a PM será acionada em qualquer situação de desrespeito ao Decreto, sendo os infratores punidos conforme a lei.

CAMPANHA INTENSIFICADA

A Vigilância Epidemiológica de Castilho anunciou logo após a reunião do Comitê, que iniciará uma nova campanha de conscientização com o comércio local ainda nesta semana. A nova investida utilizará a propaganda volante para sensibilizar e mobilizar a classe empresarial e trabalhadores do comércio para colocarem em prática todas as medidas definidas pelo Decreto Anti-Covid atualmente em vigor.