Com salário de R$ 3 mil, Castilho abre inscrições para Conselho Tutelar

Assessoria de Comunicação

Na próxima segunda-feira,10 de abril, estarão abertas oficialmente as inscrições para interessados em concorrer a uma das 5 vagas para o Conselho Tutelar de Castilho. A remuneração será de R$ 3 mil mensais e a carga horária diária será 08 (oito) horas, de segunda a sexta-feira, cumprida de modo presencial na sede do Conselho Tutelar.

Os candidatos terão até o dia 20 de abril para realizarem o processo de inscrição que será realizado exclusivamente na Secretaria de Assistência Social, rua José Ribeiro, 896, das 8h ao meio dia. A equipe de comunicação da prefeitura criou um link para facilitar as informações e devidas orientações a respeito desse processo: (https://www.castilho.sp.gov.br/portal/secretarias-paginas/4/conselho-tutelar/).
Antes da eleição, que ocorrerá no dia 1º de outubro, os candidatos terão que passar por duas avaliações: uma prova teórica de conhecimento específico e eliminatório (a ser aplicada no dia 18 de junho), e uma entrevista para análise do perfil profissional com data ainda não definida.

CRITÉRIOS

Para o preenchimento das vagas ao Conselho Tutelar, o candidato deverá cumprir alguns requisitos entre eles: Ter reconhecida idoneidade moral; idade superior a 21 anos; residir e ser domiciliado há mais de dois anos em Castilho; estar no pleno gozo dos direitos políticos; possuir, no mínimo, ensino médio completo; não ter sofrido, nos oito anos anteriores à data de registro de candidatura, penalidade de perda ou cassação de mandato de conselheiro tutelar, de conselheiro dos direitos da criança e do adolescente ou de cargo eletivo; não ter sido condenado, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, até o transcurso da reabilitação criminal.

Também será exigido experiência, de no mínimo dois anos, em atividades com crianças e adolescentes. Ter sido aprovado na prova de conhecimentos específicos, em caráter eliminatório, com nota de corte 5.0 pontos. Estar em gozo de perfeitas condições de saúde física e emocional. Ser aprovado na entrevista para análise do perfil profissional para a função e ainda apresentar um Plano de trabalho de atuação para o mandato.

Cada candidato poderá registrar, além do nome, um apelido, e terá um número oportunamente sorteado pela Comissão Eleitoral.
Os eleitos só tomarão posse no dia 10 de janeiro de 2024 para um mandato de 4 anos que se estenderá até 09 de janeiro 2028. Todo processo eleitoral em Castilho será realizado sob a responsabilidade do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio de Comissão Especial eleitoral específica para esse fim, sob a fiscalização do Ministério Público que atua perante o Juízo da Infância e Juventude da comarca de Andradina.