Com 4 casos de leishmaniose em humanos, Zoonoses de Castilho fará mapeamento em cães neste sábado

“população deve levar animais para avaliação clínica e coleta de sangue”

José Carlos Bossolan

No próximo sábado (26/11), a equipe do Centro de Controle Zoonoses de Castilho estará realizando o 1º Inquérito Canino para mapear a quantidade de leishmaniose em cães. O Governo Municipal demonstra total preocupação, pois no momento em Castilho há registro de 4 casos de leishmaniose em humanos.

A população que queira realizar a avaliação clínica e exames de sangue nos animais, deverão comparecer na Piscina Pública das 7h30 às 12h30. Em vídeo divulgado pela administração municipal, os médicos veterinários do município, Luís Fernando e Fernando Jorge explicam a necessidade da adesão da população para diminuição dos casos de contágio em Castilho.

Segundo os profissionais, as coletas dos exames sanguíneos são encaminhados para centrifugação no CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) e em caso da testagem der positivo o material é encaminhado ao laboratório Adolfo Lutz em Araçatuba para confirmação do resultado. Contando com total apoio do secretário da Saúde, Demilson Oliveira e do prefeito Paulo Boaventura segundo os veterinários, o setor de zoonoses está com total condições de realizar todos os procedimentos.

Importante que a população castilhense leve seus cães para o local afim de análise da saúde dos animais. A leishmaniose por ser uma enfermidade que não é transmitida de humano para o outro, não é contagiosa e tem cura. No entanto, quando não tratada, a leishmaniose visceral pode levar à morte.

Com informações da Assessoria de Comunicação.