Clube de Leitura “Ler é Viver” promove encontro sobre o livro “O Avesso da Pele”

André Santana

O Clube de Leitura “Ler É Viver” promove uma nova reunião neste sábado, dia 27 de abril, a partir das 17 horas, dentro da programação da Festa Literária de Ilha Solteira – FLIS 2024. O encontro, que será realizado online, vai tratar do livro “O Avesso da Pele”, de Jeferson Tenório. Edilva Bandeira, doutoranda em Estudos Literários, será a mediadora da conversa.

“O Avesso da Pele” conta a história de Pedro, que, após a morte do pai, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos.

O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. Com o romance, que gerou polêmica recentemente ao ser proibido em algumas escolas do Brasil, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea.

Qualquer pessoa interessada pode participar do Clube de Leitura “Ler É Viver”. Basta se inscrever no e-mail celeiroculturalisa@gmail.com. Os inscritos receberão uma resposta com um link do Google Meet para entrar na reunião online. Outras informações estão no site www.celeirocultural.com.Criado em 2012, o Clube de Leitura “Ler É Viver” promove encontros mensais para conversar sobre obras literárias.

Nos últimos 12 anos, o grupo já leu mais de 60 obras literárias e participou de diversos eventos e ações de incentivo à leitura em Ilha Solteira e região.